A Fórmula 1 realiza neste fim de semana, entre 29 e 31 agosto, o GP da Holanda de 2025, em Zandvoort. E a corrida pode ser palco de recordes significativos, principalmente para o tetracampeão Max Verstappen, que pode alcançar marcas únicas justamente no circuito de casa.
O holandês pode igualar a marca de Jim Clark, que detém o recorde de maior número de vitórias em Zandvoort, com quatro. O piloto da Red Bull já venceu a prova por três vezes (2021, 2022 e 2023). Além disso, ele também pode se tornar o único recordista absoluto de pole positions no traçado. Atualmente, Verstappen divide a marca de três poles com René Arnoux.

Outro recorde que pode ser batido neste final de semana é o de tempo mais rápido na classificação, que até então é do próprio Verstappen, que anotou 1min08s885 em 2021. A evolução dos carros ao longo dos últimos dois anos, somada a uma pista em condições ideais, cria o cenário perfeito para um novo marco, que tem a McLaren como favorita. O recorde de melhor volta na corrida, pertencente a Lewis Hamilton (1min11s097, também de 2021), é outro que pode ser superado durante a prova.
Entre os construtores, a Ferrari mantém a liderança absoluta em solo holandês. A escuderia italiana lidera com oito vitórias, seguida pela extinta Lotus, com seis. A McLaren, a equipe ativa mais bem-sucedida depois da Ferrari no circuito, tem quatro vitórias e pode conquistar sua quinta com Lando Norris ou Oscar Piastri.
Uma vitória de Charles Leclerc ou Lewis Hamilton neste fim de semana ampliaria ainda mais o domínio da Ferrari, elevando sua marca para nove triunfos em Zandvoort, consolidando um recorde que dificilmente será desbancado.
O F1MANIA.NET acompanha todas as atividades do GP da Holanda de F1 e trará a cobertura completa dos treinos, classificação e corrida em AO VIVO e em TEMPO REAL, começando nesta sexta-feira (29 de agosto) com o Treino Livre 1 às 7h30.
