O piloto da Red Bull, Max Verstappen, acredita que a pista de alta velocidade de Jeddah, que vai sediar o GP da Arábia Saudita no próximo final de semana, causa menos degradação dos pneus do que o circuito do Bahrein, e isso pode ser melhor para a Ferrari.
A temporada 2023 da Fórmula 1 começou com o GP do Bahrein, e foi um grande domínio de Verstappen, quando o piloto da Red Bull conquistou a pole e a vitória, fazendo uma dobradinha com o companheiro de equipe, Sergio Perez, e o terceiro colocado, Fernando Alonso da Aston Martin, 39 segundos atrás de Verstappen na bandeira quadriculada.
Charles Leclerc, da Ferrari, estava em P3 na segunda metade da corrida, mas uma falha na unidade de potência obrigou o monegasco a abandonar, o que parece demonstrar que a Scuderia não resolveu totalmente os problemas que enfrentou na temporada passada.
Mas a Ferrari parece ter conseguido uma evolução com o SF-23, quando se trata de velocidade em linha reta, o que Verstappen aponta como um grande trunfo para ser usado no circuito de alta velocidade, Jeddah Corniche, a próxima etapa da Fórmula 1.
Questionado se ficou surpreso ao ver uma diferença tão grande da Red Bull para os outros carros no Bahrein, Verstappen disse à imprensa: “Acho que já disse antes, que o desempenho em uma volta única para a corrida, é muito diferente em requisitos de equilíbrio.”
“Então, como eu disse na sexta-feira no Bahrein, fiquei insatisfeito com o desempenho de uma volta, mas minhas corridas longas ainda estavam boas. Portanto, não estou realmente surpreso. É claro que estou feliz por ter funcionado assim”, disse o holandês.
“Mas Jeddah vai ser bem diferente. Nosso carro parece bastante forte em alta velocidade, mas acho que a Ferrari é bastante rápida nas retas, o que em Jeddah, é muito bom, digamos assim”, acrescentou.
Outra questão que a Ferrari aparentemente estava enfrentando no Bahrein, era o alto desgaste dos pneus, com a Scuderia tendo lutado na última temporada para manter seus pneus em boas condições durante uma corrida, em comparação com a Red Bull.
Verstappen, porém, observa que a pista de Jeddah deve exigir menos da borracha da Pirelli do que o Bahrein, então acredita que o grid ficará mais apertado.
“A Arábia Saudita é uma pista bem diferente do Bahrein. Você tem muito mais retas e curvas rápidas, portanto, em termos de ritmo de corrida, espero que todos estejam mais próximos em Jeddah”, concluiu Verstappen.
