F1: Vasseur defende escolhas da Ferrari em 2025

A temporada de 2025 da Ferrari na Fórmula 1, tem sido marcada por algumas dificuldades e desafios. Após se posicionar como possível candidata ao título no final de 2024, a equipe de Maranello não conseguiu manter a consistência de McLaren e, como resultado, passou a lutar para alcançar os níveis de desempenho esperados. No entanto, para o chefe da equipe, Frédéric Vasseur, essa fase difícil tem um propósito maior, como um ‘sacrifício calculado’ em busca de um futuro mais promissor.

Em entrevista ao Auto Motor und Sport, Vasseur defendeu as decisões tomadas pela Ferrari, especialmente a mudança na arquitetura do carro. Embora essa mudança tenha exigido uma adaptação rápida da equipe, o chefe da Scuderia acredita que foi o movimento certo: “No começo, tivemos que aprender a adaptar o carro para a nova arquitetura”, disse ele.

O grande ponto de atenção para a Ferrari tem sido a gestão de pneus, área em que McLaren tem mostrado superioridade, principalmente em condições extremas. Além disso, a desclassificação da equipe no GP da China teve repercussões duradouras, já que a Ferrari precisou ajustar a altura do carro para evitar novos problemas semelhantes. Vasseur destacou como essas mudanças impactaram negativamente a preparação para as sessões de classificação, uma área em que a equipe tem sofrido nesta temporada.

F1 2025, GP da Austrália, Melbourne, Albert Park
Foto: XPB Images

Pensando no futuro, Vasseur explicou que a filosofia da Ferrari se voltou para a resolução dos problemas na base do carro, priorizando estabilidade e previsibilidade sobre a geração de downforce puro: “Quando o piloto não sabe exatamente o que o carro está fazendo, ele fica muito abaixo do limite”, afirmou o chefe da Ferrari, destacando a importância de garantir confiança ao volante.

Embora o foco atual esteja em 2026, quando a Fórmula 1 passará por uma grande reformulação de regulamentos, Vasseur acredita que as lições aprendidas este ano, especialmente no desenvolvimento de suspensão e freios, serão valiosas para o futuro, mesmo que a aerodinâmica não se beneficie diretamente dessas mudanças.

O caminho até o título em 2026 pode ser longo, mas segundo Vasseur, a Ferrari está moldando um futuro mais forte, com as experiências de 2025 servindo como base para a preparação do próximo grande desafio.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.