F1: Vasseur acha que Ferrari eliminou mais de 50% da diferença para a Red Bull

A Ferrari não apenas conquistou suas primeiras poles nesta temporada no GP do Azerbaijão de Fórmula 1 com Charles Leclerc garantindo o P1 na qualificação para a corrida sprint, e também o P1 na qualificação para o GP de domingo, mas também garantiu seus primeiros pódios em 2023 com os P2 e P3 de Leclerc na corrida sprint e no GP, respectivamente.

Leclerc foi o terceiro no GP do Azerbaijão, ficando 21 segundos atrás dos companheiros de equipe na Red Bull, que voltaram a terminar em uma dobradinha, com Sergio Perez na frente de Max Verstappen.

Esses resultados são motivo de otimismo, para o chefe da equipe Ferrari, Fred Vasseur: “É um longo caminho a percorrer e ainda temos 19 corridas”, disse ele ao Canal 4. “Se você considerar onde estávamos em Jeddah e onde estamos hoje, acho que diminuímos mais de 50% da diferença para a Red Bull.”

Mas ele admite que os próximos 50% não serão os mais fáceis. “O mais importante é que neste tipo de fim de semana (Baku), conquistamos a pole position e fizemos um bom stint na corrida, que nos dará mais confiança”, disse ele.

O ritmo de corrida tem sido o maior problema da Ferrari nesta temporada, com o SF-23 não apenas desequilibrado, mas também precisando de mais downforce. Esses dois fatores combinados, resultaram em um carro que desgasta muito os pneus.

Esse desempenho da Ferrari em Baku, significou que a equipe permaneceu em quarto lugar no campeonato de construtores, mas a diferença para a terceira colocada, Mercedes, caiu para 14 pontos.

“Com certeza, esperávamos estar em melhor forma no início da temporada”, afirmou o francês. “Mas nunca entramos em pânico, isso depois dos três primeiros eventos, e Jeddah foi difícil para nós, mas a reação entre Jeddah e Melbourne foi muito boa.”

“Na abordagem, mesmo no desenvolvimento, nunca houve pânico ou para mudar tudo no carro. Não era o plano. Sempre estivemos focados em trazer pequenas atualizações para entender o que estamos fazendo primeiro, para entender onde podemos melhorar o potencial do carro, e estou mais do que satisfeito com esse tipo de reação, embora, com certeza, adoraria estar em melhor forma”, acrescentou Vasseur.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.