F1: “Um momento transformador”, disse Ben Sulayem sobre confirmação da Cadillac para 2026

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, classificou a chegada da equipe Cadillac à Fórmula 1 como um ‘momento transformador’ para a categoria. A confirmação da 11ª equipe no grid em 2026 encerra um processo iniciado pela FIA há dois anos, quando solicitou manifestações de interesse de novas equipes para ingressar na F1.

Avaliadas quanto à capacidade técnica e recursos, das sete equipes que inicialmente se candidataram, quatro foram encaminhadas para a fase de avaliação, resultando na Andretti sendo a candidata escolhida pela FIA para ser avaliada pela F1 e a FOM em sua capacidade comercial.

Em 31 de janeiro do ano passado, a FOM rejeitou a proposta da Andretti, apesar do apoio da General Motors na forma da marca Cadillac. No entanto, não a excluiu de futuras avaliações, desde que fosse uma equipe de fábrica da GM ou uma equipe cliente da GM, projetando todos os componentes permitidos internamente.

Após uma reformulação para Cadillac F1 Team, com um fornecimento inicial de unidades de potência da Ferrari por dois anos antes da GM entregar seu próprio sistema em 2028, a FOM finalmente concordou com os termos comerciais que garantem que a F1 terá onze equipes no grid a partir de 2026, pela primeira vez em dez anos.

Comentando sobre a confirmação, Ben Sulayem disse: “Hoje marca um momento transformador, e estou orgulhoso de liderar a Federação neste passo progressivo para a categoria. A expansão do Campeonato de Fórmula 1 da FIA para uma 11ª equipe em 2026 é um marco. A GM/Cadillac traz uma nova energia, alinhando-se com os novos regulamentos da FIA 2026 e inaugurando uma era emocionante para o esporte. A presença da Cadillac Formula 1 Team no paddock, irá inspirar futuros competidores e fãs. Sua entrada fortalece nossa missão de ampliar os limites do automobilismo no mais alto nível”, encerrou Ben Sulayem.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.