F1: Turquia quer garantir presença no calendário da categoria a partir de 2026

O governo turco demonstrou um forte compromisso em garantir que o GP da Turquia tenha um retorno de longo prazo ao calendário da Fórmula 1. O circuito de Istambul Park, que recebeu a categoria entre 2005 e 2011 e teve retornos esporádicos em 2020 e 2021 devido à pandemia, está mais uma vez com foco na F1, dessa vez com uma proposta mais estruturada.

Um forte impulso vem com a recente aquisição do circuito pela Federação Turca de Esportes Automobilísticos (TOSFED). O presidente da federação, Eren Uclertopragi, afirmou que há um compromisso claro por parte do governo turco, em garantir um contrato permanente para o retorno do GP da Turquia à Fórmula 1, não apenas como uma corrida substituta, como ocorreu durante a pandemia, mas com a intenção de permanecer a longo prazo.

A Turquia está pronta para sediar uma corrida já no próximo ano, dependendo das condições do calendário, com Uclertopragi destacando que, caso uma corrida tenha que ser substituída em 2026, o GP turco pode ser uma opção viável. No entanto, o objetivo não é ser uma alternativa pontual, mas garantir um lugar fixo no calendário.

Esta não seria a primeira vez que a Turquia tenta garantir seu GP no calendário da Fórmula 1 de forma definitiva, no entanto, pelo menos por enquanto, isso não se concretizou, e é justamente esse que parece ser o objetivo agora.

Yuki Tsunoda, AlphaTauri, GP da Turquia, Istambul, F1 2021
Yuki Tsunoda, AlphaTauri, GP da Turquia, Istambul, F1 2021

Outro fator importante, é que a TOSFED agora assumiu a gestão do circuito Istanbul Park, o que segundo o presidente da federação, proporciona uma grande vantagem na organização do evento. Além disso, o apoio do governo turco, que garante os pagamentos e procedimentos necessários para a realização do GP, será um fator de extrema importância para a realização de um evento sem contratempos. Uclertopragi também destacou que a Turquia tem uma grande base de fãs, uma população jovem e um mercado significativo para a indústria automotiva, o que fortalece a argumentação para o retorno da F1 ao país.

Com esses fatores, a Turquia tem como objetivo consolidar seu lugar no futuro da Fórmula 1, oferecendo um circuito de alto nível, apoio governamental robusto e uma base de fãs apaixonada pela categoria.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.