Por nada menos que dezoito temporadas, Franz Tost esteve no comando da Toro Rosso, atual AlphaTauri. O austríaco viu muitos pilotos irem e virem na equipe, e foi fundamental para o sucesso de Max Verstappen e Sebastian Vettel. Tost anunciou recentemente que vai deixar a Fórmula 1 para trás, e irá se aposentar após o final da temporada 2023.
Depois que Tost de 67 anos, anunciou que vai deixar a equipe no final do ano, vários de seus colegas chefes de equipe, incluindo Toto Wolff e Christian Horner, já deixaram claro que irão sentir falta de Tost. Eles provavelmente não são os únicos, dado os muitos contatos próximos de Tost durante seu tempo como chefe de equipe. Embora o próprio austríaco não pareça tão convencido disso.
Falando em entrevista coletiva em Miami, ele disse: “É claro que sentirei falta da Fórmula 1. Eu amo a Fórmula 1”. Com isso, Tost não quis dizer que já busca um possível retorno no futuro, por exemplo, no lugar de Helmut Marko, consultor da Red Bull. Seu compatriota já tem 80 anos e em algum momento vai deixar seu cargo.
Então Tost foi questionado sobre o que fará em seu tempo livre? “Você nunca sabe, talvez eu vá andar de Kart ou talvez eu comece a correr mais uma vez. Você nunca sabe quando envelhecerá. Vou fazer o que quer que venha à minha cabeça, mas não quero ser chato, acredite em mim”, concluiu Tost rindo.
