Guenther Steiner, ex-chefe da Haas, afirmou que a Cadillac deve ser “muito criteriosa” na contratação de profissionais se quiser ter sucesso dentro da Fórmula 1 ainda em seus estágios iniciais. O projeto, que é liderado por Graeme Lowdon, já conta com os experientes Valtteri Bottas e Sergio Pérez como pilotos.
Além disso, fora das pistas, a equipe norte-americana também reforçou seu time com nomes como Nick Chester, Rob White e Pat Symonds, todos com vasta experiência dentro do automobilismo, algo que Steiner vê com bons olhos. Em entrevista à Champions Speakers, ele enfatizou:
“Obviamente, quando você tem um projeto como montar uma equipe de F1 no início, há muitas coisas em que você precisa pensar e o planejamento estratégico é parte disso. No início, há um panorama amplo, que vai se tornando cada vez mais específico com cada detalhe. Sempre fui uma pessoa que quer as melhores pessoas disponíveis ao meu redor para me ajudar nisso, porque o planejamento estratégico consome muito tempo.”
“Sempre tive pessoas ao meu redor, para quem eu dizia o que queríamos alcançar estrategicamente no futuro, e então montávamos um plano, revisávamos, aperfeiçoávamos e continuávamos refinando. Mas você precisa de pessoas ao seu redor para fazer isso, porque uma pessoa sozinha não consegue realizar um projeto como uma equipe de F1”, afirmou.

Steiner destacou a importância de escolher cuidadosamente os integrantes da equipe: “O processo, uma vez que você precisa engrenar, basicamente é tentar encontrar as pessoas certas. Você precisa recorrer a quem você conhece no negócio e então entrevistar pessoas e tentar reuni-las. Mas essa é a única maneira de formar uma boa equipe.
“Você os entrevista, vê quem são os melhores – e é muito criterioso sobre isso, porque serão essas pessoas que lhe trarão sucesso ou o farão fracassar”, explicou. “Então, se você quer o sucesso, precisa apenas trabalhar duro para conseguir as pessoas certas, usar todos os canais disponíveis e tentar fazer o seu melhor.”
“E também o outro desafio para mim sempre foi: você acha que conseguiu as pessoas certas e então percebe, após alguns meses, que não são as pessoas certas”, alertou o ex-dirigente. “E por mais ruim que pareça, você tem que fazer mudanças, mas isso é business. Esse é o maior desafio. Então, obviamente, os negócios mudam dia a dia e você precisa sempre se manter atualizado com o que está acontecendo, como está evoluindo.”
“E então você tem desafios com as pessoas, porque algumas podem não gostar do que conseguiram no final e então você precisa encontrar novas pessoas. Mas é um dos maiores desafios manter sempre a motivação para fazer a coisa certa”, finalizou Steiner.
