James Vowles, chefe da Williams e ex-Mercedes, afirmou que Lewis Hamilton possui um dom natural superior ao de Schumacher quando o assunto é pilotagem pura. Segundo ele, Hamilton tem uma forma única de estudar o carro que o fazem se destacar.
“Michael não era o mais habilidoso ao volante. Já deixei claro que esse título vai para o Lewis”, afirmou. “No entanto, Schumacher tinha uma capacidade única de extrair até o último milissegundo de si mesmo e da equipe.”
O britânico destacou ainda a impressionante habilidade de Hamilton em desenvolver o carro, comparando-o a um “polvo” durante as sessões de treinos livres. “Ele tem um talento inato. Assim que sai do TL1, parece que tem tentáculos no volante — ajusta tudo, explora cada configuração. É isso que o torna excepcional”, explicou.

Vowles ressaltou que a evolução de Hamilton ao longo dos anos está ligada à sua meticulosidade, especialmente na frenagem. “Ele é um perfeccionista. Seu grande diferencial sempre foi frear no limite — dominar esse aspecto, entender o carro e então construir sua volta a partir daí.”
Porém, essa busca incessante pela configuração ideal tem um lado desafiador. O chefe da Williams admitiu que as constantes mudanças feitas por Hamilton podem confundir os engenheiros. “Ele altera tudo tão rápido que, às vezes, perdemos o rumo. Quando ajustamos o equilíbrio do carro, parece que voltamos à estaca zero. É por isso que, em certos momentos, ele recua — mas quando volta a avançar, geralmente é porque retomou uma configuração que já conhece.”
Apesar disso, Vowles enaltece a capacidade única do heptacampeão: “Muitos pilotos não conseguem explorar o carro como ele faz. Lewis aceita passar uma sessão inteira em uma configuração não ideal só para aprender. Essa é a essência dele em todos os aspectos.”
Atualmente Hamilton vem enfrentando problemas de adaptação ao carro da Ferrari. Recentemente ele revelou que chegou a fazer mais de trinta reuniões para discutir as configurações do SF-25, apresentando análises e documentos para a equipe italiana. O heptacampeão busca seu primeiro pódio com o time.
