Carlos Sainz teve uma atuação consistente e surpreendente na Sprint do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 2025, realizada neste sábado (18) no Circuito das Américas, em Austin. O piloto da Williams conseguiu escapar do caos na primeira curva e garantiu o terceiro lugar no pódio, segurando o ritmo das Ferraris de Lewis Hamilton e Charles Leclerc ao longo de toda a prova.
Sainz largou da sétima posição e se beneficiou diretamente do acidente envolvendo Nico Hülkenberg e os dois carros da McLaren — Oscar Piastri e Lando Norris — logo na largada. Ao escolher a linha externa, ele evitou o toque e ganhou quatro posições em poucos metros, assumindo a terceira colocação ainda na curva 2.
“Eu tive uma largada bem mediana, para ser sincero”, explicou Sainz. “Fiquei distraído com uma coisa e não consegui sair bem, então fui forçado a pegar a linha de fora na curva 1. Assim como o George [Russell], freei muito, muito tarde por fora, porque ali você tem ar limpo e o vento contra, então pode frear bem tarde.”
O espanhol revelou que acreditou que haveria contato entre os pilotos que vinham por dentro da curva. “Olhei para a esquerda e vi que os caras por dentro estavam freando tão tarde quanto nós por fora. Achei que ia acontecer um acidente, e foi exatamente isso. Tive que tomar uma ação evasiva, indo bem por fora, quase achei que ia parar na brita de tanto que precisei evitar. De repente, me vi em terceiro lugar.”
A partir daí, Sainz controlou a posição com autoridade, mesmo pressionado pelas Ferraris. Hamilton se aproximou perigosamente nas primeiras voltas, mas não conseguiu atacar. “Foi uma boa corrida. Honestamente, fiquei surpreso que conseguimos segurar as Ferraris atrás, especialmente porque em determinado momento eles estavam vindo muito rápido”, afirmou. “Mas quando o Lewis chegou a cerca de 1,2 ou 1,4 segundo, ele parou de se aproximar e consegui manter uma margem confortável.”
O piloto da Williams destacou ainda que há espaço para melhorar o ritmo de corrida antes da prova principal de domingo, especialmente nos trechos de baixa velocidade do circuito. “Precisamos melhorar um pouco o ritmo de corrida, especialmente nas curvas de baixa velocidade. Acho que temos margem para isso amanhã. O carro tem me passado confiança o fim de semana todo”, destacou.
“Espero que a gente continue evoluindo, porque tem sido um fim de semana muito sólido, considerando que perdemos o treino livre e mesmo assim conseguimos largar em sétimo no grid e conquistar um pódio hoje”, completou Sainz.
A corrida principal do GP dos Estados Unidos acontece neste domingo (19), às 16h00 (horário de Brasília). O F1MANIA.NET faz tempo real em texto de todas as sessões. O F1 TV Pro transmite ao vivo com imagens, o Bandsports exibe todas as atividades exceto a corrida, e a Band transmite a classificação e a corrida na TV aberta.
