A temporada de 2025 da Fórmula 1 tem sido dominada pela McLaren, com Oscar Piastri e Lando Norris vencendo onze das catorze corridas realizadas até agora. No entanto, uma análise curiosa sobre o que aconteceria caso os pilotos da McLaren, hipoteticamente, não estivessem competindo, revela que George Russell, da Mercedes, assumiria a liderança do campeonato.
Ocupando a quarta posição no campeonato de pilotos, caso os pilotos da McLaren não estivessem na disputa, Russell teria conquistado vitórias na China, Bahrein, Miami e Hungria, o que lhe garantiria uma vantagem de oito pontos sobre Max Verstappen, que teria vencido as corridas da Austrália e Arábia Saudita.

Se o cenário sem a McLaren fosse realidade, outros resultados surpreendentes também ocorreriam. Nico Hulkenberg, por exemplo, teria conquistado sua primeira vitória no GP da Inglaterra, e Fernando Alonso teria subido ao pódio no circuito de Hungaroring. Além disso, Alex Albon e Esteban Ocon figurariam entre os três primeiros em Miami, Ímola e China, respectivamente.
Outro detalhe interessante seria a presença de Lewis Hamilton entre os cinco primeiros, com o piloto da Ferrari alcançando cinco pódios ao longo da temporada, até o momento.
Esse cenário hipotético, mostra como o domínio de Piastri e Norris tem moldado o campeonato e a imprevisibilidade do atual grid da Fórmula 1.
