Em uma rara declaração sobre talentos perdidos, Helmut Marko, ex-chefe do programa de pilotos da Red Bull, revelou que a equipe tentou, sem sucesso, trazer Lando Norris para seu sistema de desenvolvimento de jovens competidores. A afirmação foi feita no podcast Beyond the Grid, após Marko ser questionado sobre pilotos que escaparam de suas mãos durante seu período à frente do programa da Red Bull.
O britânico foi citado pelo ex-diretor como um exemplo de “combinação perfeita” que nunca se concretizou. “Tivemos, em uma fase muito inicial, uma negociação com Lando Norris e, no final, não o conseguimos. Mas sim, acho que ele teria se encaixado muito bem conosco. Por outro lado, não podemos ter todo mundo. Estamos em busca de campeões”, afirmou Marko.

A história poderia ter tomado outro rumo: Norris acabou fechando com a McLaren em 2017, participando do programa de jovens pilotos, e subindo pelas categorias de base antes de estrear na Fórmula 1 em 2019. O britânico alcançou o auge de sua carreira em 2025 ao conquistar seu primeiro título na Fórmula 1, superando justamente o tetracampeão da Red Bull, Max Verstappen, por apenas dois pontos.
Norris já havia comentado sobre um encontro em Mônaco, em 2016, com Marko. Na época, o chefe do programa de pilotos sugeriu que a McLaren havia bloqueado uma possível oportunidade de Norris na equipe júnior de F1 da Red Bull, impedindo que o jovem talento seguisse para a equipe austríaca. Marko reforçou que, sob sua liderança, a Red Bull sempre esteve focada em descobrir futuros campeões, e que, embora Norris não tenha feito parte do projeto, sua capacidade e talento sempre foram reconhecidos: “Ele se encaixaria muito bem conosco.”
