F1: Rádio revela tensão na Ferrari com falhas de freio em Singapura

Uma mensagem do rádio de Charles Leclerc durante o GP de Singapura de Fórmula 1 no domingo (5), mostrou a gravidade dos problemas enfrentados pela Ferrari com os freios, que afetaram principalmente Lewis Hamilton. O heptacampeão chegou a ser punido por ultrapassar limites de pista em Marina Bay.

No caso de Leclerc, o impacto foi sentido ao longo de toda a prova. Depois de ser ultrapassado pela Mercedes Kimi Antonelli, o monegasco expressou sua frustração em uma comunicação com o engenheiro da equipe que não foi transmitida pela F1, mas que veio a público após a prova.

“Nem venha reclamar. Pelo amor de Deus. Estamos fazendo 200 metros de ‘LICO’ o tempo todo!”, disse Leclerc pelo rádio, em referência à prática de “Lift and Coast“, técnica usada para preservar os freios e que tem se tornado frequente para a equipe de Maranelli nesta temporada.

Charles Leclerc (MON) Ferrari SF-25.
Foto: XPB Images

Após a corrida, Leclerc explicou a situação aos jornalistas: “Acho que nas últimas voltas perdemos cerca de 15 segundos para os líderes,” afirmou. “Mas isso não reflete totalmente a realidade. Eu tive que gerenciar os freios durante a corrida inteira, e estava longe do ideal. Todos nós tivemos que fazer isso dadas as temperaturas. Mas para nós, foi realmente extremo, especialmente no final. Da primeira à última volta, depois das ultrapassagens iniciais, foi uma corrida incrivelmente difícil.”

Com as dificuldades em Singapura, a Ferrari continou a perder terreno no campeonato de construtores. Com a vitória de George Russell, a Mercedes abriu 25 pontos de vantagem na vice-liderança da tabela, enquanto Leclerc e Hamilton ajudaram a Ferrari a estabelecer 298. Agora, o time comandado por Frédéric Vasseur precisa ficar de olho na Red Bull, que soma 290.

“Infelizmente, nós somos agora a quarta equipe,” reconheceu Leclerc. “Solidamente, a 4ª equipe, bastante atrás do top 3. A Mercedes conseguiu dar o passo que a Red Bull deu cinco corridas atrás em Monza, ou quatro… tanto faz, muitas corridas atrás, e agora eles conseguiram dar esse passo… Nós não conseguimos.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.