F1: Racing Bulls explica “facilidade” do carro de 2025 após comparação com o RB21

A Racing Bulls esclareceu as declarações feitas por seus pilotos sobre o carro de 2025 ser ‘fácil de pilotar’, em meio às comparações com o RB21 da Red Bull Racing. Enquanto Max Verstappen, Yuki Tsunoda e Liam Lawson criticaram a dificuldade de controlar o RB21, a resposta dos pilotos da Racing Bulls em relação ao VCARB 02 foi diferente.

Lawson, que teve a experiência de pilotar tanto o RB21 quanto o VCARB 02 este ano, após correr os dois primeiros GPs da atual temporada da Fórmula 1 pelo time principal, comentou sobre a notável diferença entre os dois carros, e Verstappen, durante a discussão sobre as dificuldades iniciais de Lawson na Red Bull, chegou a afirmar que o carro da Racing Bulls parecia mais fácil de pilotar: “Aquele carro é mais fácil de pilotar que o nosso”, disse o holandês.

No entanto, Alan Permane, novo chefe da Racing Bulls, explicou que o VCARB 02 não é, de fato, mais fácil de pilotar, mas sim projetado para ser facilmente ajustado para alcançar a melhor performance aerodinâmica. O que torna o carro ‘mais fácil’ é a capacidade da equipe de ajustar rapidamente o setup e extrair o máximo do desempenho do carro, proporcionando uma sensação mais equilibrada para os pilotos.

Liam Lawson (NZL) Racing Bulls VCARB 02.
Foto: XPB Images

“Há muito se falou sobre ser um carro fácil de pilotar, mas o que realmente acontece é que ele é fácil para os engenheiros ajustarem para o ponto ótimo de performance aerodinâmica”, explicou Permane. “Conseguimos fazer o que é necessário com o setup para extrair o melhor dele, o que nos dá mais desempenho.”

Apesar de não ser inerentemente fácil, o VCARB 02 tem se mostrado um carro versátil e eficiente em diferentes tipos de circuito. Permane destacou que o carro tem se saído bem em várias pistas, como Spa, Hungria, Barcelona e Áustria: “Ele parece se dar bem em qualquer lugar”, completou o chefe da Racing Bulls.

Atualmente, a equipe está em uma disputa acirrada pelo sexto lugar no campeonato, com a Aston Martin e a Sauber, estando apenas seis pontos à frente dos adversários durante as férias da categoria. A Racing Bulls se destaca também pela boa performance de Isack Hadjar, que obteve um sexto lugar no GP de Mônaco, e de Lawson, que repetiu a mesma colocação na Áustria.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.