F1: Punição frustra Albon em fim de semana de chances perdidas no Azerbaijão

Enquanto Carlos Sainz festejava seu primeiro pódio com a Williams, Alexander Albon amargava uma punição no GP do Azerbaijão no último domingo (21) após um toque com Franco Colapinto, da Alpine. O incidente rendeu uma penalidade de tempo e também pontos na superlicença do piloto da Williams.

Após largar em 19°, Albon tentou avançar no pelotão e realizou sua parada nos boxes na volta 15, buscando um undercut sobre Franco Colapinto. Porém o piloto da Alpine retornou à frente e, na disputa pela 13ª posição, os dois se tocaram na Curva 5. Colapinto rodou, e Albon perdeu a parte final da asa dianteira.

A direção de prova considerou Albon “totalmente responsável” pelo incidente, acrescentando 10 segundos ao seu tempo e dois pontos em sua licença. Agora, ele soma quatro e ainda está longe dos 12 que acarretam suspensão. Em comunicado oficial, os comissários da FIA explicaram a decisão:

Alexander Albon (THA) Atlassian Williams Racing FW47.
Foto: XPB Images

“Os comissários revisaram os dados do sistema de posicionamento e evidências de vídeo. Ao entrar na Curva 5, o Carro 23 tentou ultrapassar o Carro 43 pelo lado interno, porém não tinha seu eixo dianteiro nivelado com o espelho do Carro 43. O Carro 43 estava sob controle e seguindo a linha de corrida normal, portanto o Carro 23 não tinha o direito à curva e, consequentemente, foi totalmente responsável pela colisão.”

Albon reconheceu a culpa pela manobra. “Eu obviamente fiz contato com o Franco, o que não foi ideal”, disse ao canal oficial da Fórmula 1. “Eu assumo a responsabilidade. Estou muito feliz pelo Carlos. Acho que ele pilotou um fim de semana muito sólido, da classificação até a corrida. Ele esteve livre de erros, o que, com este clima e estas condições, não foi fácil. Acho que o carro também estava rápido.”

O piloto ainda refletiu sobre a oportunidade perdida: “Estou frustrado comigo mesmo porque não marquei pontos no fim de semana. Foi talvez o fim de semana mais fácil de todos para marcar pontos. Mas acontece. Ao mesmo tempo, é ótimo para o Campeonato de Construtores, o que o Carlos conseguiu. Ótimo para ele também. Do nosso lado, acho que ele sempre foi extremamente rápido. Tem sido uma pena. É bom se livrar do azar. Então, bom para ele”, finalizou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.