A mudança nos motores de Fórmula 1 para a temporada 2026 trará não só alterações no desempenho dos carros, mas também no som emitido pelas novas unidades de potência. Hywel Thomas, chefe de motores da Mercedes, afirmou que os fãs precisarão se adaptar a uma ‘paisagem sonora completamente nova’ quando os motores de próxima geração entrarem em cena.
Embora os novos motores ainda mantenham o formato V6 de 1.6 litro, uma grande mudança será no som. Em particular, a forma como os carros irão soar em algumas partes da pista, especialmente ao frear e nas curvas, mudará consideravelmente. Os motores operam a baixas rotações nessas partes de uma volta, mas com as mudanças introduzidas, Thomas explicou que mesmo sem aceleração, os motores irão aumentar significativamente suas rotações e o nível de ruído.
A razão para isso é a remoção do MGU-H, o motor elétrico que auxiliava na recuperação de energia. Embora a frenagem ainda recarregue a bateria, ela não será suficiente para atender às novas demandas elétricas dos motores de 2026. Como solução, as equipes vão operar os motores em modo de aceleração total durante a frenagem e nas curvas, para gerar energia adicional, que será diretamente direcionada à bateria. O efeito disso será a emissão de um som mais alto mesmo em seções de baixa velocidade da pista, o que pode ser surpreendente para os fãs no início.

Embora a expectativa fosse de um som mais ‘tradicional’ com a remoção do MGU-H, Thomas alertou para uma modificação mais sutil no som. A principal mudança não virá da remoção do MGU-H, mas sim das alterações no turbo. A redução da pressão de escape, já que o turbo não precisa mais impulsionar o motor elétrico, resultará em um som um pouco mais alto, mas sem uma diferença drástica.
No entanto, o limite de combustível disponível para o motor foi reduzido, o que pode equilibrar o som, mantendo-o mais parecido com o atual. A produção dos primeiros motores Mercedes para 2026, que equiparão a própria Mercedes, além de McLaren, Williams e Alpine, que fará sua estreia com o motor alemão no próximo ano, começará em breve em Brixworth.
