O piloto sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, apontou o assoalho da Mercedes como a potencial razão para as dificuldades da equipe, após terminar apenas em oitavo no Grande Prêmio de São Paulo do domingo (5).
Hamilton, que começou a corrida em quinto lugar e já estava em terceiro quando a bandeira vermelha foi acionada devido a um incidente na primeira volta que tirou vários carros da corrida, teve dificuldades para competir com seus adversários, apesar de desafiar Lando Norris, da McLaren, na curva 1 após a relargada.
Contudo, a falta de ritmo do W14 fez com que Hamilton tivesse dificuldades para lutar pelo pódio. Após as ultrapassagens de Sergio Perez, da Red Bull, e dos pilotos da Aston Martin, Fernando Alonso e Lance Stroll, Hamilton também foi superado por Carlos Sainz, da Ferrari, e Pierre Gasly, da Alpine, terminando em oitavo e perdendo terreno crucial para Perez na disputa pelo segundo lugar no campeonato de pilotos.
Hamilton comentou sobre a situação, afirmando: “Minha suposição é que o assoalho não está funcionando. O assoalho não está gerando a aderência necessária. Isso nos forçou a usar um ajuste aerodinâmico mais alto e, como resultado, estamos sofrendo com um grande arrasto nas retas. Estamos perdendo muito tempo nas retas, não há nada que eu possa fazer a respeito disso, e estamos deslizando nas curvas. Portanto, precisamos investigar por que isso está acontecendo neste circuito irregular.”
A queda de desempenho da Mercedes no GP de São Paulo refletiu os problemas enfrentados pela equipe durante a corrida de Sprint no sábado, apesar de uma mudança nas condições climáticas de uma noite para outra.
Questionado se esperava um resultado mais positivo, Hamilton respondeu: “Eu sabia que teríamos um dia difícil. Nada mudou no carro [de um dia para o outro]. Então, eu sabia que seria complicado. Eu simplesmente consumi os pneus [na corrida de Sprint] com uma falta de ritmo inesperada, e acho que pilotei melhor [na corrida principal] em termos de fazer meus stints, mas estávamos simplesmente lentos.”
O F1MANIA.NET cobriu o GP de São Paulo da F1 ‘in loco’ com Victor Berto, Gabriel Gavinelli, Nathalia De Vivo, Leonardo Marson e Ana Oliveira.
