Portugal entrou para a lista de países que querem sediar um GP de Fórmula 1 novamente. O presidente do país recentemente anunciou planos de trazer o circo da F1 para o circuito de Portimão a partir de 2027. No entanto, embora as conversas entre a categoria e os responsáveis pelo autódromo estejam em andamento, não há garantias de que o acordo será fechado.
Atualmente, o calendário da Fórmula 1 permite até 24 corridas, com possibilidade de expansão para 25, mas a maioria dos contratos já está estabelecida por longo prazo. A única incerteza é quanto ao futuro do GP da Espanha em Barcelona, que terá seu contrato encerrado em 2026, e do GP da Holanda, que não será mais realizado depois de 2025. Em meio a isso, a F1 tem considerado a inclusão de um GP na África, o que poderia abrir espaço para duas novas corridas em 2027, uma das quais poderia ser em Portugal.

Uma vantagem de Portimão é que a F1 já conhece o circuito, que foi utilizado durante o período da pandemia de Covid-19, e as instalações são adequadas. Além disso, Portugal seria uma opção interessante para manter o calendário europeu, já que a Bélgica passará a ter sua corrida a cada dois anos a partir do novo contrato e a saída do GP da Holanda e talvez da Espanha, abriria uma vaga.
No entanto, a Fórmula 1 não garantiu que o número de corridas na Europa permanecerá o mesmo, e o processo de negociação segue sem pressa. A FOM, empresa responsável pela gestão dos contratos da F1, ainda está buscando as melhores opções para o calendário de 2027, e uma decisão concreta sobre o retorno da categoria à Portugal só deve ser tomada mais adiante.
