A Pirelli anunciou que as equipes da Fórmula 1 poderão optar por uma estratégia de duas paradas durante o GP do Azerbaijão, neste final de semana. A fabricante italiana selecionou pneus mais macios para o circuito de rua de Baku. Estarão disponíveis os compostos C4, C5 e C6, a gama mais macia do portfólio da Pirelli. Esta será a quarta vez na temporada que o C6 será utilizado, repetindo as escolhas feitas para os GPs da Emília-Romanha, Mônaco e Canadá.
A fornecedora explicou que, se tivesse repetido os compostos usados em 2024, que foram um nível mais duros, as equipes provavelmente adotariam estratégias previsíveis de uma única parada. “Em um circuito de rua com baixos níveis de aderência e desgaste, trazer a mesma seleção de 2024 teria inevitavelmente levado a uma estratégia de uma parada”, declarou a Pirelli. “Pelo menos desta forma, considerando que a gama deste ano sofre muito menos com a granulação, abre-se a possibilidade de uma estratégia de duas paradas.”

Apesar disso, a Pirelli reconheceu que as equipes estão cada vez mais eficientes no gerenciamento dos pneus, o que mantém viva a possibilidade de uma única parada em Baku. “Além disso, está claro que este ano, mais recentemente em Monza, as equipes e pilotos tornaram-se adeptos a gerenciar bem os pneus, de modo que é improvável que a corrida tenha estratégias muito diferentes”, acrescentou a empresa.
O GP do Azerbaijão acontece entre os dias 19 e 21 de setembro, com cobertura completa do F1mania.net.
