Oscar Piastri não escondeu a frustração após uma classificação que, segundo ele, fugiu completamente do esperado no GP de São Paulo de Fórmula 1 neste sábado (8), no Autódromo de Interlagos. O piloto da McLaren descreveu o desempenho em Interlagos como “bizarro”, destacando a dificuldade de extrair ritmo ao longo da sessão. Ele ficou com a quarta posição de largada na prova principal.
“A sessão de classificação em si não foi fácil, um fim de semana um pouco bizarro, com o pneu macio simplesmente não funcionando por algum motivo”, comentou o australiano. “E ter praticamente zero melhora no tempo de volta durante Q1, Q2 e Q3 é bastante estranho.”
O australiano reconheceu que, apesar de ter mostrado ritmo competitivo na sexta-feira, o cenário mudou drasticamente no sábado. “Parece que as coisas não estão fluindo tão facilmente no momento. Eu estava bastante confiante no carro na sexta-feira”, afirmou. “O sábado pareceu um pouco mais complicado para todos, e eu simplesmente lutei para extrair o máximo do carro.”
Para a corrida principal, Piastri sabe que precisará atacar. Entre ele e Norris estarão Kimi Antonelli, da Mercedes, e Charles Leclerc, da Ferrari. “Apenas tentar ultrapassar alguns carros… É tudo que posso tentar fazer. Apenas tentar capitalizar sobre qualquer oportunidade que aparecer e ver o que acontece”, resumiu.

Quando questionado sobre a largada e a chance de ganhar posições na Curva 1, Piastri preferiu manter o foco na escolha de compostos. “Vamos ter que esperar para ver. Pareceu relativamente difícil na sprint, mas também estava bastante molhado fora da linha de pilotagem, o que complicou as coisas”, explicou.
“Acho que também há uma certa questão sobre quais pneus usar, porque o macio não pareceu ótimo; não foi bom na classificação e também não pareceu grande coisa na sprint, então acho que há um ponto de interrogação sobre isso também, e talvez isso me dê algumas oportunidades”, complementou o vice-líder do campeonato de pilotos.
A largada para o GP de São Paulo da Fórmula 1 acontece neste domingo, 9, às 14h no horário de Brasília.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.
