Jolyon Palmer, ex-piloto de Fórmula 1 e atual comentarista, acredita que Oscar Piastri tem se mostrado o piloto superior a Lando Norris em 2025, apesar de apenas nove pontos separarem os dois companheiros de equipe da McLaren. Segundo Palmer, o australiano tem sido o melhor em ‘todas as estatísticas e observações’, com a diferença no campeonato podendo ser muito maior, não fosse a má sorte que Piastri enfrentou em algumas corridas.
Embora Norris tenha começado a temporada com uma vantagem, Piastri rapidamente se impôs e até ganhou três corridas consecutivas, se posicionando como favorito ao título. No entanto, Palmer acredita que o desempenho de Piastri tem sido prejudicado por uma série de incidentes infelizes ao longo da atual temporada da Fórmula 1.
Palmer apontou várias situações que poderiam ter dado a Piastri uma liderança mais confortável: “Piastri foi o melhor piloto até agora. Estamos falando de margens muito pequenas, nove pontos, e Lando venceu três das últimas quatro corridas, mas olhando para as estatísticas e para o desempenho, Piastri tem sido melhor”, afirmou. Ele citou, por exemplo, a corrida em Melbourne, onde Piastri perdeu dezesseis pontos após um erro de estratégia, e a difícil decisão em Silverstone que também o prejudicou.

Em outras corridas, como Ímola e Miami, Palmer apontou que Piastri foi novamente vítima de falta de sorte, como a entrada do Safety Car e outros fatores fora de seu controle, prejudicando seu desempenho. “Esses pontos perdidos, como em Miami, onde a entrada do Safety Car custou a vitória a Oscar e deu a Lando, somam um grande impacto”, concluiu o ex-piloto.
Com base nesses fatores, Palmer acredita que Piastri deveria estar muito à frente na classificação e que, se não fosse pela sorte de Norris, o australiano teria uma vantagem confortável no campeonato.
