F1: Piastri se diz confuso com punição “injusta” em Silverstone

Oscar Piastri se mostrou confuso com a decisão dos comissários do GP da Inglaterra em puni-lo com 10 segundos após um lance com Max Verstappen durante o procedimento do safety car. A punição acabou fazendo com que o australiano não conseguisse tentar a vitória, que ficou com seu companheiro de McLaren e principal adversário, Lando Norris.

A punição veio após Piastri reduzir abruptamente a velocidade de 218 km/h para 52 km/h sob chuva, obrigando Verstappen a desviar para evitar colisão. O australiano cumpriu a penalidade durante sua parada nos boxes, quando as condições de pista secaram e os pilotos trocaram para pneus de pista seca. Com a mudança, Norris assumiu a liderança e cruzou a linha de chegada em primeiro, enquanto Piastri terminou em segundo.

Oscar Piastri (AUS) McLaren MCL39 and Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing RB21 battle for position.
Foto: XPB Images

Piastri, assim como Christian Horner, chefe da Red Bull,  criticou a falta de consistência nas decisões da direção de prova, relembrando que George Russell (Mercedes) não foi penalizado por uma situação similar no GP do Canadá. “Pisei no freio no mesmo momento em que as luzes do safety car apagaram – o que, aliás, foi muito tardio”, explicou Piastri. “Não acelerei porque estava controlando o ritmo. Não fiz nada diferente da primeira relargada, nem reduzi mais. É decepcionante.”

Sobre a reação de Verstappen, o australiano foi enfático: “Ele não precisou desviar de mim. No Canadá, a situação foi mais extrema, e não houve penalização. Estou confuso, para dizer o mínimo”, afirmou o jovem. Piastri segue líder do campeonato de pilotos com 234 pontos, mas a diferença para Norris caiu para apenas oito pontos.

Andrea Stella, chefe da McLaren, afirmou que o australiano foi vítima de uma “armadilha” de Verstappen. Já Zak Brown, CEO da equipe, comentou que o lance foi mais tranquilo do que pareceu pela TV.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.