Oscar Piastri tem a chance de escrever mais um capítulo marcante em sua trajetória com a McLaren no GP do Azerbaijão de Fórmula 1. O australiano chega a Baku como atual vencedor da prova e líder do campeonato, trinta e um pontos à frente do companheiro de equipe, Lando Norris, restando oito etapas para o final da temporada.
Com sete vitórias em dezesseis corridas, Piastri pode alcançar um feito histórico: igualar Ayrton Senna e Mika Hakkinen como os pilotos da McLaren com mais vitórias em uma única temporada, oito cada. Senna atingiu a marca em 1988, no ano em que conquistou seu primeiro título na Fórmula 1, enquanto Hakkinen repetiu o feito em 1998, também em uma temporada onde foi campeão.

A diferença é que ambos obtiveram o recorde em um calendário com dezesseis dezesseis provas no ano, enquanto Piastri teria ao menos dezessete corridas para atingir o número, em um calendário com vinte e quatro GPs atualmente.
Se vencer em Baku, Piastri também se tornará apenas o segundo piloto a conquistar múltiplos triunfos no circuito de rua, repetindo o desempenho de Sergio Perez, vencedor em 2021 e 2023.
A lista de maiores vencedores por temporada na McLaren ainda conta com Alain Prost, Ayrton Senna, Kimi Raikkönen, Niki Lauda e Lewis Hamilton, todos com temporadas históricas que marcaram a trajetória da equipe britânica.
