Oscar Piastri tem sido um dos grandes destaques da temporada 2025 da Fórmula 1, exibindo consistência e resultados impressionantes. Atualmente liderando o campeonato com nove pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe na McLaren, Lando Norris, o australiano tem demonstrado evolução significativa, principalmente quando se considera que esta é apenas sua terceira temporada na categoria.
Até o momento, Piastri conquistou seis vitórias e tem sido quase impecável, com exceção de alguns erros pontuais. Em entrevista ao Sky F1, o piloto de 24 anos comentou sobre o ótimo desempenho da McLaren e como isso contribuiu para seu crescimento: “Você sabe, obviamente tivemos nosso sucesso no final do ano passado, mas este ano tem sido uma história completamente diferente. Ter o carro que tivemos desde o começo, e sentir que dei um bom passo à frente também, fez este ano ser muito divertido”, disse ele.
Mesmo com a excelente fase, Piastri não está imune a falhas. Ele citou o erro durante o GP da Austrália, quando perdeu o controle na penúltima curva em meio à chuva e caiu de segundo para nono. Além disso, ele sofreu uma penalização de dez segundos em Silverstone, por uma manobra de frenagem irregular atrás do safety car, o que transformou uma vitória confortável que parecia certa, em um segundo lugar. Na Áustria e na Hungria, o piloto cometeu erros ao tentar ultrapassar Norris, chegando a travar as rodas.

No entanto, ao contrário de muitos pilotos, principalmente na Fórmula 1, que podem sofrer psicologicamente após uma série de falhas, Piastri mantém a calma. Questionado sobre como lida com os erros, ele respondeu: “Para mim, sempre achei razoavelmente fácil seguir em frente. Se você começar a cair nesse buraco mental, começa a pensar em todas as possibilidades. Não sou o único a perder pontos de alguma forma. Acho que, no grande esquema das coisas, essas situações acabam se equilibrando bem. Então, eu nunca fico pensando muito sobre isso”, encerrou o australiano.
Com a confiança em alta, Piastri está determinado a continuar seu caminho consistente em busca do título, ciente de que erros fazem parte da jornada, mas a chave é como lidar com eles.
