Enquanto equipes como Red Bull e Ferrari passam por momento de instabilidade, Oscar Piastri celebra o clima de união na McLaren como um diferencial na temporada. O australiano, que lidera o campeonato de pilotos e tem seu companheiro de equipe, Lando Norris, como vice, afirmou que os recentes problemas internos dos rivais o fizeram apreciar ainda mais a estabilidade de sua equipe.
Piastri revelou que a harmonia dentro da escuderia britânica contrasta com as crises vividas por outras equipes. Enquanto a Red Bull demitiu Christian Horner após 20 anos no comando e ainda lida com incertezas sobre o futuro de Max Verstappen, a Ferrari enfrenta instabilidade com Charles Leclerc e Lewis Hamilton. Já a Mercedes ainda não garantiu a continuidade de George Russell e Kimi Antonelli para 2026.

“Acho que sim, [a turbulência nas outras equipes] me faz valorizar mais [a McLaren]. Com certeza estou muito feliz onde estou”, disse Piastri à imprensa, “É um grande ponto forte nosso o quão unidos e fortes somos como equipe. Já valorizava antes, mas a estabilidade é algo muito bom.”
Apesar da disputa acirrada pelo título com Norris, a McLaren enxerga o bom relacionamento entre os pilotos como reflexo de sua cultura interna. O CEO Zak Brown já havia alertado que a crise na Red Bull em 2024 levaria a uma debandada, previsão que se concretizou com a saída de Horner.
Piastri, porém, mantém o foco longe do caos alheio. Sobre a mudança na Red Bull, comentou: “Fiquei sabendo como todo mundo. Obviamente, não me afeta em nada. Christian conquistou muito com a equipe, mas, para mim, não muda nada. É uma surpresa, mas não me afeta.”
A McLaren também não vai interferir na disputa do campeonato de pilotos, com Andrea Stella, chefe da equipe, endossando que os pilotos terão liberdade para estratégias diferentes.
