Oscar Piastri se manteve firme em sua defesa sobre a colisão que resultou na eliminação dos dois carros da McLaren na corrida Sprint do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. O incidente ocorreu na primeira curva, após Piastri, largando da terceira posição, tentar realizar uma manobra de ultrapassagem sobre seu companheiro de equipe, Lando Norris.
No entanto, ao realizar o movimento, Piastri acabou colidindo com Nico Hulkenberg da Sauber, o que resultou no contato com o McLaren de Norris. A colisão envolveu ainda Fernando Alonso, que teve seu Aston Martin danificado, enquanto ambos os pilotos da McLaren foram forçados a abandonar a corrida.
Apesar das críticas, Piastri se manteve convicto de sua ação. Em uma entrevista, o líder do campeonato afirmou que o incidente foi uma ‘situação de corrida’: “Eu estava bem longe da curva, e acho que os carros atrás estavam indo muito fundo naquela curva. Poderia ter feito algo diferente? Talvez, sim. Mas isso significaria deixar dois ou três carros passarem. Não posso simplesmente ir pelo lado de fora da pista e deixar todo mundo usar o espaço”, disse ele.

O piloto de 22 anos destacou que, na sua visão, classificar o incidente como uma situação de corrida é justo. Sobre a sessão de classificação para a corrida principal, Piastri, que largará em sexto após uma sessão difícil, garantiu que tentará aproveitar as oportunidades, como sempre faz, avaliando os riscos e buscando dar o seu melhor.
