A polêmica troca de posições entre Oscar Piastri e Lando Norris, no GP da Itália de Fórmula 1, ganhou novos contornos após declarações do australiano e a análise de Karun Chandhok, ex-piloto de F1 e comentarista da Sky Sports F1.
O episódio aconteceu depois de um pit stop problemático de Norris, quando houve demora na troca do pneu dianteiro esquerdo. Com isso, Piastri retornou à frente do companheiro de equipe, mas recebeu ordem da McLaren para devolver a segunda posição ao britânico. A decisão manteve a diferença entre os dois na tabela do campeonato em 31 pontos, mas poderia ter aumentado para 37 a favor de Piastri.
Para o australiano, a escolha da equipe foi justa: “Se você está em equipes diferentes, é óbvio que você apenas aceita a sorte do jeito que vier, mas quando está no mesmo time, com o mesmo pit crew e os mesmos mecânicos, há muito em jogo, não só para nós dois, mas para toda a equipe. Acho que a decisão de trocar de volta foi justa”, afirmou Piastri.

Chandhok reforçou a importância do aspecto interno na decisão da McLaren: “Eu achei que Oscar levantou um ponto muito bom sobre os mecânicos. No pit, você tem dois carros, mas todos se unem no pit stop. Você não quer que um mecânico que normalmente trabalha no carro de Oscar acabe custando uma posição ao Lando”, disse ele.
O ex-piloto destacou ainda o risco de criar um clima negativo nos bastidores: “Isso gera uma tensão interna e uma dinâmica estranha dentro da equipe. Eu entendo completamente o que a McLaren fez. O campeonato de construtores já está decidido, então o objetivo é manter uma atmosfera harmoniosa, não apenas entre os pilotos, mas também entre engenheiros e mecânicos. Se eu estivesse no lugar de Andrea Stella, faria exatamente o mesmo”, completou Chandhok.
