F1: Palou culpa Brown por ter perdido chance na Red Bull

Alex Palou afirmou que perdeu a chance de se juntar ao programa da Red Bull Racing, após uma intervenção direta de Zak Brown, CEO da McLaren. O espanhol, atual tetracampeão da IndyCar, testemunhou em Londres no processo movido pela McLaren, que cobra US$ 21 milhões por quebra de contrato.

Durante seu depoimento, Palou explicou que manteve conversas com Helmut Marko, consultor da Red Bull, em junho de 2023, quando seu nome era especulado para a AlphaTauri (atual Racing Bulls): “Havia rumores na imprensa sobre a AlphaTauri procurar um novo piloto para a Fórmula 1 e meu nome estava entre os citados. Eu conversei com Marko por telefone, ele estava aberto à ideia de eu correr para eles e perguntou sobre as condições para minha liberação da McLaren”, afirmou Palou.

Segundo o piloto, o Brown acabou se envolvendo na situação de forma prejudicial: “Zak ligou diretamente para Helmut e, aparentemente, Helmut disse a Zak que não estava mais interessado. Não sei o que aconteceu nessa conversa, mas com certeza não ajudou, porque de repente Helmut já não tinha mais interesse em mim”, disse ele.

Zak Brown (USA) McLaren Executive Director.
Foto: XPB Images

O piloto também declarou ter se sentido enganado pela McLaren, pois entrou para o time acreditando que teria caminho para a Fórmula 1, mas ficou decepcionado ao ver o anúncio da contratação de Oscar Piastri: “Fiquei chateado e preocupado”, acrescentou.

Brown, por sua vez, negou em tribunal que tenha prometido a Palou uma vaga: “Nunca enrolei Alex. Nunca disse a ele que seria considerado para 2023 na F1. Havia apenas alguma possibilidade disso acontecer”, declarou o dirigente.

Palou, que seguiu com a Chip Ganassi Racing e se tornou campeão da IndyCar em 2023 e 2024, continua agora envolvido na disputa judicial com a McLaren. O processo, avaliado em US$ 21 milhões, segue em andamento, e o espanhol será novamente interrogado no tribunal nos próximos dias.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.