F1: Palmer afirma que azar tirou Verstappen da disputa pelo título de 2025

Jolyon Palmer avaliou que Max Verstappen está praticamente fora da disputa pelo título deste ano devido a uma sequência de má sorte nas corridas recentes. O holandês chega ao GP da Bélgica, neste fim de semana, 69 pontos atrás do líder Oscar Piastri, que tem apenas oito pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe na McLaren, Lando Norris.

Para ter alguma chance de voltar à briga, Verstappen precisaria de uma virada espetacular na segunda metade da temporada ou que os dois pilotos da McLaren deixassem de pontuar em algumas provas. Com o domínio da equipe britânica, que tem regularidade com o MCL39, as chances do holandês conquistar seu quinto título são baixas.

Para Palmer, os incidentes que prejudicaram o piloto da Red Bull foram: em Barcelona, quando recebeu uma penalidade de 10 segundos; na Áustria, onde foi vítima de uma batida com Kimi Antonelli; e em Silverstone, que teve a chuva como fatos inesperado. Em participação no podcast F1 Nation, o ex-piloto detalhou como esses pequenos detalhes mudaram o rumo da temporada para Verstappen:

Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing RB21.
Foto: XPB Images

“Analisando a situação, Max poderia muito bem ainda estar na briga pelo título, mas as corridas recentes o colocaram fora dela. Se pensarmos nos pontos que ele perdeu por pura má sorte… Na Áustria, ele sofreu um toque e ainda teve um azar na classificação. Isso lhe custou 15 pontos. Em Barcelona, o safety car apareceu no pior momento, e depois ele se deixou levar pela frustração.”

“Sem o safety car, ele teria ficado em terceiro sem dificuldade. E em Silverstone, a chuva inesperada arruinou sua estratégia, mesmo após ele ter feito uma grande volta para conquistar a pole com um Red Bull de baixo downforce. Se esses incidentes não tivessem acontecido, Verstappen teria 44 pontos a mais e estaria a apenas uma vitória de distância dos pilotos da McLaren. Ele foi muito azarado nas últimas corridas, mas, agora, o campeonato parece decidido entre Piastri e Norris.”

Verstappen ainda enfrenta uma situação conturbada na Red Bull, que passa por mudanças internas drásticas. A partir deste fim de semana, Laurent Mekies assume a chefia da equipe após Christian Horner ser demitido depois de duas décadas. Já a McLaren começa a prever disputas internas entre Piastri e Norris, mas o time tem ampla vantagem no campeonato de construtores, eliminando possibilidades de interferência na briga dos pilotos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.