Charles Leclerc foi vítima de um incidente logo nas primeiras voltas do GP de São Paulo, no Autódromo de Interlagos. O monegasco da Ferrari foi empurrado para fora da pista por Kimi Antonelli, da Mercedes, e obrigado a abandonar a corrida. O acidente também envolveu Oscar Piastri, da McLaren, que foi considerado culpado e recebeu 10 segundos de punição.
O incidente marcou a segunda vez na temporada que a Ferrari registrou um abandono duplo, já que Lewis Hamilton também enfrentou provas na etapa brasileira: primeiro, ele bateu com Carlos Sainz, da Williams, e depois acertou a traseira de Franco Colapinto, da Alpine, resultando na perda do aerofólio dianteiro de seu SF-25.
“Um final de semana difícil, pelo menos um domingo difícil”, declarou Vasseur à imprensa. Sobre Leclerc, o dirigente foi categórico: “Eu tive a sensação de que com Charles, estávamos em uma boa posição, que ele teve uma boa largada, um bom relançamento, que ele criou margem no cordão, e nós pagamos o preço total pelo acidente entre Antonelli e Piastri.”

E reforçou: “Eu não me importo com quem foi a culpa entre Piastri e Antonelli, mas com certeza, não foi do Charles!”
Vasseur ainda comentou o efeito da perda de pontos na briga pelo campeonato: “É duro, porque nesta briga, você não pode abrir mão de pontos. Quando você abre mão de pontos, você dá pontos aos outros. É a pena dupla, e no nosso caso, é muito severo.” A Ferrari caiu para a quarta posição, quatro pontos atrás da Red Bull, terceira colocada, e 36 atrás da Mercedes, segunda.
Questionado sobre aspectos positivos, o chefe da Ferrari admitiu a dificuldade: “Quando você está no final do campeonato, é difícil quando você tem um duplo abandono. Mas eu diria que, se tenho que tirar um positivo, é o ritmo no quali, a recuperação, que mesmo na largada, no relançamento, estamos lutando, olhando para a frente, não olhando para o cara atrás de nós, tentando atacar. É uma atitude positiva e isso é bom, mas quando você está neste ponto do campeonato, você está mais focado nos pontos do que no potencial.”
