F1: Ocon relembra viver em caravana e ouvir que “não chegaria a lugar nenhum”

Esteban Ocon, que atualmente é piloto da Haas na Fórmula 1, falou abertamente sobre os desafios de conciliar os estudos com uma infância dedicada ao automobilismo. Em entrevista a um canal francês, o piloto revelou como os sacrifícios feitos por sua família foram fundamentais para que ele chegasse ao topo do automobilismo.

Os pais do francês venderam a casa da família e uma oficina mecânica para bancar os custos da carreira do filho nas pistas. Durante grande parte da juventude, viveram em uma caravana, seguindo o calendário de competições.“Eu voltava da corrida no domingo à noite; de manhã, eu acordava em frente à escola”, contou Ocon.

“Era mais fácil assim quando voltávamos, pois não tínhamos exatamente um lugar para ficar. Ficamos na casa do meu primo na maioria das vezes, estacionávamos nossa caravana lá. Mas como já era muito tarde, ganhávamos tempo estacionando em frente à escola, então eu ia direto para a aula.”

Esteban Ocon (FRA) Haas F1 Team.
Foto: XPB Images

“Eu perdia muitas aulas, porque às sextas-feiras precisávamos ir para os treinos livres. Até o diretor da escola, na época, me disse: ‘Você tem que parar com isso. Francamente, você não vai chegar a lugar nenhum. Este é um esporte para ricos. Não há sentido em você fazer isso. Bem, senhor, obrigado por arruinar meus sonhos, mas eu consegui! É triste dizer a uma criança de 10 ou 11 anos que ela não pode realizar seu sonho”, concluiu o piloto.

Antes de optar pelo ensino a distância aos 14 anos, Ocon se dividia entre a escola em tempo integral e fins de semana de corridas. Com um orçamento limitado, sua trajetória até a F1 foi ainda mais difícil do que a de muitos colegas de grid. Aos 19 anos, ele estreou na Fórmula 1 pela Manor Racing, no Grande Prêmio da Bélgica de 2016. Desde então, construiu uma carreira sólida, incluindo uma vitória no GP da Hungria de 2021 e quatro pódios conquistados.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.