F1: Ocon não se surpreende com críticas de chefe da Haas após 2025 irregular

Esteban Ocon comentou as críticas feitas pelo chefe da Haas, Ayao Komatsu, sobre sua temporada 2025 na Fórmula 1 e afirmou que não ficou surpreso. Durante os testes pré-temporada no Bahrein, o dirigente declarou que “esperava mais” do francês e ressaltou que “ninguém está satisfeito com o resultado esportivo do Esteban”.

“Não foi realmente uma surpresa ver os comentários do Ayao”, disse Ocon. “Conversamos muito durante o inverno e, obviamente, foi uma temporada de altos e baixos para toda a equipe. Não foi nada fácil. Mas, quando você lê o artigo completo, pode ver que a equipe também assumiu a responsabilidade – o Ayao disse que era 50-50.”

MONTMELO, SPAIN - JANUARY 26: Esteban Ocon of France and Haas F1 looks on in the Paddock during day one of F1 Testing at Circuit de Catalunya on January 26, 2026 in Montmelo, Spain. (Photo by Guido De Bortoli/LAT Images)
Foto: Divulgação / Haas

Ocon terminou o campeonato em 15º, com 38 pontos, três a menos que o novato Oliver Bearman, que também levou a melhor nas classificações por 17 a 11. Segundo Ocon, parte do desempenho irregular esteve ligada ao comportamento do VF-25, especialmente nas frenagens. “Eu disse muitas vezes no ano passado que, por 12, 13, 14 corridas, tive esse problema de travar a frente, esse problema de instabilidade”, afirmou. “Isso é algo que era muito diferente no outro lado da garagem.”

“Não é uma questão de confiança ou apenas não conseguir se adaptar ao estilo de pilotagem. Era pressão similar nos freios, condição similar entre os dois carros – travando para mim, não para o outro lado. Esse foi o caso até sexta-feira em Abu Dhabi”, disse. “O que quer que tenhamos mudado em Abu Dhabi, não vou entrar em detalhes porque isso é interno, mas o que quer que tenhamos mudado, de repente o carro voltou à vida.”

“Na sexta-feira, eu estava meio segundo longe de onde deveria estar, e então na manhã de sábado nos saímos como deveríamos. Um ótimo Q3, terminei em sétimo na corrida, que era o que precisávamos para a temporada toda. Então, estamos trabalhando todos juntos, sempre tentando fazer o melhor. Há coisas que deixamos passar como equipe, no geral, e que deveríamos ter feito melhor. Espero que todos nós façamos isso este ano e deixemos, obviamente, o ano passado para trás”, encerrou ele.