F1: Norris minimiza choque com desclassificação em Las Vegas: “Já esperávamos”

Lando Norris comentou sobre a desclassificação dupla da McLaren no GP de Las Vegas, afirmando que a situação já era “esperada” e não um “choque completo”. O britânico terminou a prova em segundo lugar, mas ele e Oscar Piastri foram retirados dos resultados após os dois MCL39 apresentarem desgaste excessivo na tábua de madeira, acima da tolerância de 1mm.

A McLaren apontou o “porpoising” — efeito de salto do carro — como causa do desgaste, como explicado nesta semana pelo chefe da equipe, Andrea Stella. O episódio abriu a disputa pelo título: Norris agora lidera com apenas 24 pontos à frente de Piastri e Max Verstappen, e depende de somar dois pontos a mais que eles na próxima prova sprint para garantir o título de 2025.

Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 runs off the circuit.
Foto: XPB Images

Refletindo sobre a situação, Norris disse: “Havia uma pequena expectativa sobre isso, então não foi um choque completo ou algo do nada. Estávamos preparados para o que o resultado poderia ser. Os mecânicos, os engenheiros, eu, todos na McLaren se sentiram decepcionados com o resultado, mas achei fácil superar. Tive alguns dias de folga e vim para este fim de semana. Estou desapontado, claro, mas foi tranquilo.”

Questionado sobre a possibilidade de reduzir a velocidade para preservar a tábua, Norris explicou: “Não, certamente não é tão simples. Como Andrea [Stella] mencionou, há muito mais detalhes nessas coisas. O problema era o ‘porpoising’. Às vezes, se você reduz mais, tem mais ‘porpoising’, e o efeito é pior. São as regras, é do jeito que é, então não acho que começar a reduzir mais cedo teria feito alguma diferença.”

Agora, a equipe se prepara para o GP do Catar, que acontece de 28 a 30 de novembro.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.