F1: Norris, Lawson e Aron testam pneus da Pirelli para 2026 na Hungria

McLaren, Racing Bulls e Alpine participaram de uma sessão especial de testes da Pirelli no circuito de Hungaroring, voltada para o desenvolvimento dos pneus da Fórmula 1 para a temporada 2026. Os testes aconteceram na manhã desta terça-feira (5), com foco na avaliação de compostos e no comportamento dos novos protótipos ao longo de stints curtos e longos.

A atividade contou com a presença de Lando Norris pela McLaren, Liam Lawson com a Racing Bulls e Paul Aron pilotando o carro da Alpine. Todos eles haviam participado do fim de semana do GP da Hungria, incluindo Aron, que havia conduzido o carro da Sauber durante o TL1 na sexta-feira.

Mesmo mantendo as rodas de 18 polegadas, os pneus testados são parte de um novo pacote que contará com medidas diferentes em 2026: 25 mm mais estreitos na frente e 30 mm na traseira. Os três times utilizaram carros adaptados para esse novo formato. No caso da McLaren e da Alpine, os modelos eram baseados nos carros de 2023, enquanto a Racing Bulls usou um modelo do ano passado.

F1: Norris, Lawson e Aron testam pneus da Pirelli para 2026 na Hungria
Foto: Divulgação / Pirelli

Durante a manhã, os pilotos executaram simulações de voltas curtas, visando entender o desempenho dos compostos C3, C4 e C5. Já à tarde, o foco se voltou para a durabilidade, com stints mais longos para verificar o comportamento dos pneus ao longo de distâncias mais extensas.

As temperaturas variaram bastante ao longo do dia, com clima ambiente entre 21°C e 31°C e o asfalto chegando a alcançar 56°C. Condições ideais para testar os limites térmicos dos compostos em avaliação.

Nos tempos de volta, Paul Aron surpreendeu ao liderar a tabela com 1min18s789, após completar 159 voltas com o carro da Alpine. Lando Norris ficou em segundo com 1min19s272, após 144 voltas. Liam Lawson fechou a tabela em terceiro, com 1min19s510 e 143 voltas registradas.

A programação dos testes continua nesta terça-feira, agora com a Alpine escalando seus dois titulares: Franco Colapinto e Pierre Gasly dividirão o modelo A525. A Ferrari também participará da sessão, com Charles Leclerc assumindo o volante de uma versão modificada da SF-25.

A Pirelli segue trabalhando para garantir que os novos pneus atendam às exigências técnicas e de desempenho do novo regulamento técnico da Fórmula 1 para 2026. A redução da largura dos pneus faz parte de uma proposta mais ampla que envolve o redesenho dos carros, novas unidades de potência e objetivos sustentáveis da categoria para os próximos anos.

F1: Norris, Lawson e Aron testam pneus da Pirelli para 2026 na Hungria
Foto: Divulgação / Pirelli

Esse tipo de teste é fundamental para coletar dados em diferentes condições de pista, simulando situações que os pneus enfrentarão durante uma corrida real. As informações levantadas serão cruciais para que a Pirelli defina os parâmetros finais de construção e comportamento dos compostos que entrarão em vigor a partir da nova geração da F1.

A expectativa é de que, até o fim do ano, a fabricante tenha uma visão mais consolidada sobre os ajustes necessários, contando com o apoio das equipes e dos pilotos que colaboram diretamente com o desenvolvimento, como aconteceu em Hungaroring.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.