A Fórmula 1 teve mais um capítulo emocionante no GP da Bélgica 2025 neste sábado, com a disputa da Sprint em Spa-Francorchamps. Lando Norris terminou a prova curta na terceira posição, repetindo o resultado obtido na Qualificação Sprint, mas reconheceu que não teve ritmo suficiente para brigar pelas primeiras colocações contra Max Verstappen e Oscar Piastri.
O piloto britânico da McLaren perdeu uma posição ainda na largada para Charles Leclerc e não conseguiu recuperá-la ao longo das 15 voltas da corrida. “Não aconteceu muita coisa na minha Sprint. Foi divertido na largada, mas talvez eu pudesse ter me posicionado um pouco melhor naquele momento”, analisou Norris após a prova.
Norris também destacou a atuação de Verstappen em Spa, elogiando a forma como o holandês conseguiu administrar a pressão dos carros da McLaren para garantir a vitória. “Era muito difícil passar o Max. Ele fez uma boa corrida. A única chance de eu ganhar posições era se o Oscar conseguisse ultrapassá-lo. Eles dois fizeram um ótimo trabalho”, declarou o britânico.
Assim como Piastri, Norris observou a eficácia da estratégia da Red Bull em adotar um acerto de baixo arrasto aerodinâmico no RB21, o que fez a diferença na longa reta de Kemmel. “Eu estava torcendo por uma disputa maior, mas o carro da Red Bull era rápido demais nas retas para que a gente conseguisse chegar perto”, acrescentou.

Para o britânico, a Sprint mostrou que a McLaren precisa avaliar ajustes no carro para buscar um melhor desempenho na classificação deste sábado, que definirá o grid de largada para a corrida principal de domingo. “Talvez a gente precise fazer algumas mudanças antes da classificação. Vamos analisar os dados e ver o que podemos melhorar”, comentou Norris.
Enquanto Norris planeja algumas alterações para a sessão de classificação, Oscar Piastri, que terminou a Sprint na segunda posição, admitiu estar em dúvida sobre qual direção seguir na escolha de acerto para o carro da McLaren. A previsão de chuva para o domingo pode influenciar diretamente na configuração dos carros, criando um desafio extra para todas as equipes.
Com o resultado da Sprint, Verstappen somou pontos importantes para a Red Bull e mostrou que, mesmo sem Christian Horner no comando da equipe, segue como uma ameaça real à McLaren em Spa-Francorchamps. A equipe britânica, por sua vez, ainda lidera o campeonato de pilotos com Piastri, mas sabe que a pressão da Red Bull deve aumentar neste domingo.
A corrida principal do GP da Bélgica acontece neste domingo, às 10h (horário de Brasília), e promete fortes emoções com a possibilidade de chuva. A disputa pela vitória deve ficar novamente entre Verstappen e os dois carros da McLaren, com Lando Norris buscando subir no pódio e reduzir a diferença para o companheiro de equipe na luta pelo título da temporada 2025 da Fórmula 1.
