Adrian Newey, que chegou na Aston Martin na temporada 2025 da Fórmula 1, já direciona seus esforços exclusivamente ao carro do próximo ano, deixando o modelo atual, AMR25, praticamente em segundo plano. A revelação foi feita por Fernando Alonso durante o final de semana do GP da Inglaterra, ao comentar o envolvimento do renomado projetista com o time de Silverstone.
“Ele está trabalhando, está envolvido. Está muito motivado. Mas é verdade que o carro deste ano não parece interessá-lo muito”, disse Alonso ao canal espanhol DAZN. “Toda vez que perguntamos algo sobre o carro atual ou como melhorar, ele se levanta e vai para outro escritório. Então ele já está no modo 2026…”
Desde que assumiu oficialmente como Diretor Técnico Executivo da Aston Martin, em março deste ano, Newey esteve presente em apenas dois GPs: Mônaco e Silverstone. Sua atenção está voltada quase que exclusivamente ao novo regulamento da Fórmula 1 que entrará em vigor em 2026, e ao projeto que, nas palavras dele mesmo, traz desafios ‘assustadores’.

O AMR25 tem tido um desempenho abaixo do esperado em 2025, com apenas trinte e seis pontos conquistados até o momento, um declínio considerável em relação ao mesmo momento no campeonato anterior. Apesar de discussões pontuais sobre o carro atual acontecerem internamente, o foco de Newey parece não incluir o modelo que herdou.
Mesmo elogiando a estrutura do Aston Martin Technology Campus, que classificou como ‘a melhor instalação da F1’, Newey já apontou algumas limitações, como o simulador do tipo ‘driver-in-the-loop’, que considera uma deficiência no desenvolvimento da equipe.
Não é a primeira vez que o britânico entra em uma equipe no meio de um ciclo. Em passagens anteriores por Williams e McLaren, Newey adotou a mesma abordagem: ignorar o carro vigente e se concentrar em um projeto totalmente concebido por ele. A expectativa, portanto, é que o modelo de 2026, desenvolvido do zero sob sua supervisão, possa colocar a Aston Martin na disputa direta por vitórias, ou eventualmente até por títulos.
