F1: Montoya defende retorno da Malásia e rodízio de circuitos

Juan Pablo Montoya fez um apelo para que a Fórmula 1 adote um sistema de rodízio de circuitos, destacando que isso traria mais variedade e renovação ao calendário. Em seu podcast ‘MontoyAS’, o ex-piloto elogiou o circuito de Sepang, na Malásia, que ele considera um dos melhores e que, na sua visão, nunca deveria ter saído do calendário da Fórmula 1.

“Para mim, a Malásia é uma das melhores pistas”, afirmou Montoya. “Deveria ter permanecido no calendário”. Além disso, ele sugeriu que outros países poderiam adotar um sistema de rodízio entre diferentes circuitos, como Japão, com Fuji e Suzuka, e Espanha, onde o GP poderia ser alternado entre Barcelona e Madrid.

O ex-piloto também mencionou que o GP da Espanha não deveria ser realizado todos os anos no mesmo local: “Me parece que o GP da Espanha não deveria estar lá todo ano, e isso não vai acontecer”, disse ele, destacando que Madrid já tem contrato com a F1 por dez anos, mas que seria mais interessante ter um rodízio a cada temporada.

F1: Montoya defende retorno da Malásia e rodízio de circuitos
Foto: XPB Images

Montoya também associou essas mudanças à introdução das novas regulamentações de 2026, que vão diminuir o tamanho dos carros. Para ele, essa modificação poderá alterar a dinâmica de algumas pistas: “Com os carros menores, muitos circuitos que as pessoas consideravam pequenos não serão mais assim. Isso vai mudar um pouco”, acrescentou.

Em relação a Mônaco, o colombiano acredita que o famoso circuito de rua pode se beneficiar das novas mudanças: “Acredito que Mônaco vai mudar um pouco, porque os carros serão de tamanho normal”, encerrou o ex-piloto.

Montoya vê o sistema de rodízio de circuitos e os carros menores, como uma forma de renovar o calendário da F1, mantendo o compromisso dos fãs sem perder a essência da competição.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.