F1: “Mercedes criou hype antes da hora”, afirmou Marko sobre Antonelli

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, não poupou críticas à forma como a Mercedes lidou com a estreia de Kimi Antonelli na Fórmula 1 nesta temporada. O jovem italiano foi promovido para a categoria após a saída de Lewis Hamilton para a Ferrari no final de 2024. Com apenas dezoito anos, Antonelli teve a chance de fazer sua estreia na categoria, e caso tivesse vencido uma das três primeiras corridas, teria quebrado o recorde de Max Verstappen como o piloto mais jovem a vencer uma prova na F1.

Entretanto, a temporada de Antonelli até agora não tem correspondido às altas expectativas. Embora tenha conquistado seu primeiro pódio no GP do Canadá em P3, o piloto tem lutado para pontuar, conseguindo apenas dois resultados na zona de pontuação entre os oito últimos GPs. Para Marko, o ‘hype’ gerado pela Mercedes em torno do jovem piloto foi prematuro, o que colocou uma pressão desnecessária sobre ele.

Em entrevista ao F1 Insider, Marko afirmou que a diferença entre a Red Bull e a Mercedes, está no desenvolvimento dos jovens pilotos: “Os nossos juniores primeiro correm na Racing Bulls e não são expostos imediatamente à pressão da F1”, afirmou Marko. “Também não criamos ‘hype’ em torno de um piloto jovem antes de ele entrar em um carro da F1.”

F1: "Mercedes criou hype antes da hora", afirmou Marko sobre Antonelli
Foto: XPB Images

O consultor da Red Bull acredita que a falta de um time júnior para Antonelli, algo que a Red Bull já oferece com sua equipe irmã Racing Bulls, é uma das razões pelas quais o piloto italiano ainda não encontrou seu melhor desempenho: “Antonelli é certamente um piloto muito rápido, mas também é muito jovem. Ele precisa de tempo”, acrescentou.

Marko também observou que Antonelli não está completamente confiante no carro da Mercedes: “Falei brevemente com ele no hotel em Spa e ele disse que não tem confiança no carro, e quando tenta acelerar, perde o controle”, completou.

Por fim, Marko defendeu que Antonelli precisa de tempo para se ajustar e encontrar seu ritmo na Fórmula 1, lembrando que o jovem tem potencial, mas a pressão precoce pode ser um fator decisivo em sua evolução.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.