F1: Mekies reconhece que riscos custaram caro à Red Bull e Verstappen em Interlagos

Laurent Mekies, chefe da Red Bull, reconheceu que a equipe e Max Verstappen “pagaram caro” por decisões ousadas de acerto do carro para a classificação do GP de São Paulo de Fórmula 1 neste sábado (8), no Autódromo de Interlagos. O tetracampeão foi apenas o 16º colocado, enquanto Yuki Tsunoda ficou em 18°.

Foi a primeira vez desde 2006 que a Red Bull não conseguiu colocar um carro sequer no Q2. “Ninguém esperava por algo assim”, admitiu Mekies em entrevista à Sky Sports F1. “Estávamos insatisfeitos com o carro praticamente desde que chegamos aqui, e vocês ouviram sobre nossas dificuldades durante os treinos, a classificação do sprint e o sprint.”

Max Verstappen
Foto: Serjão Soares

Segundo o dirigente, a equipe apostou em mudanças agressivas antes da classificação. “É justo dizer que assumimos alguns riscos tentando colocar o carro em uma condição melhor”, explicou. “Obviamente, isso foi na direção oposta. Às vezes é o preço que se paga quando se tenta algo diferente. É doloroso, mas serve de aprendizado.”

Mekies confirmou que o RB21 passou por alterações significativas no fim de semana. Tsunoda chegou a servir de referência para testes: a equipe instalou em seu carro uma asa traseira com mais downforce para buscar aderência no setor 2 de Interlagos, o trecho mais sinuoso da pista. A experiência não trouxe resultados positivos.

“Esse é o tipo de risco que você precisa correr se quiser dar uma chance de recolocar o carro em uma janela competitiva”, afirmou Mekies. “Desta vez, deu errado. Foram decisões ousadas, mas é assim que sempre corremos. Às vezes, isso cobra seu preço”, concluiu Mekies.

A largada para o GP de São Paulo da Fórmula 1 acontece neste domingo, 9, às 14h no horário de Brasília.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.