Laurent Mekies revelou como Max Verstappen teve papel decisivo na estratégia adotada pela Red Bull no GP do Azerbaijão. Segundo o chefe da equipe, o tetracampeão da Fórmula 1 foi fundamental para moldar a vitória em Baku, apostando em uma tática voltada à espera por um safety car.
“Max tinha uma ideia muito clara de que se tornaria uma corrida onde você simplesmente dirige, esperando pelo safety car”, afirmou Mekies após a prova. “Onde você tenta esperar o máximo que pode até que o safety car apareça, porque, caso contrário, alguém vai ter um pit stop de merda e esse alguém não será você.”

O francês comparou a corrida em Baku à prova de Monza, onde a equipe também apostou em uma estratégia de extensão de stint: “E, de certa forma, Monza foi um pouco assim também. Onde já tentámos estender [a stint] a certa altura em Monza, mas tivemos que entrar nos boxes porque os pneus estavam praticamente gastos e ficámos expostos por algumas voltas a um safety car.”
“Então, Max pressionou muito por isso. Isto não vem de graça, não vem de graça no início da corrida. Porque expõe-te noutras partes da corrida. Se um safety car acontecer na volta 10, não vais achar piada. Mas ele tinha isso muito, muito claro em sua mente: queria explorar o ritmo do carro e desaparecer com o carro, e foi exatamente isso que ele fez.”
A vitória de Verstappen no Azerbaijão reacendeu o otimismo dentro da Red Bull, que volta a ser apontada como uma candidata séria a novas vitórias e, possivelmente, ao título de Pilotos, em um cenário ainda em aberto.
