F1: Mekies admite erro e explica virada de desempenho da Red Bull no GP de São Paulo

O desempenho de Max Verstappen no GP de São Paulo de Fórmula 1 arrancou elogios do chefe da Red Bull, Laurent Mekies. Após a prova no Autódromo de Interlagos, o dirigente classificou a corrida do holandês como “sensacional”, ressaltando a recuperação impressionante que o levou dos boxes até o pódio. Mekies também explicou o motivo de a equipe ter arriscado na configuração do carro após um início de fim de semana abaixo das expectativas.

“Primeiro, créditos ao Max pela atuação sensacional”, afirmou o chefe da equipe austríaca. “Ele venceu aqui no ano passado saindo do P16 (P17, na verdade) em pista molhada. E acho que podemos concordar que foi tão espetacular quanto vê-lo alcançar o P3 partindo dos boxes, em uma corrida seca e praticamente sem incidentes.”

O fim de semana do time começou com incertezas para o tetracampeão. Depois de um desempenho apagado na corrida sprint, Mekies revelou que o time decidiu tomar um caminho ousado. “A verdade simples é que não estávamos satisfeitos com o carro. Nem com o equilíbrio, nem com a sensação dos pilotos”, contou. “Terminamos em P4, mas era, na prática, um P5, considerando as circunstâncias. E ninguém queria aceitar ficar nesse patamar.”

Max Verstappen
Foto: Serjão Soares

Diante disso, a Red Bull alterou completamente o acerto do carro de Verstappen antes da classificação principal. “Nós sabíamos que não estávamos na janela ideal e tentamos mudar o acerto do nosso único carro naquele momento. Erramos, sim, mas é o nosso jeito de competir”, explicou Mekies. “Assumimos riscos porque acreditamos que só assim é possível vencer. Desta vez, o risco não funcionou.”

Após o erro, que fez com que Verstappen classificasse apenas em 16º, a equipe resolveu apostar em uma nova configuração e a instalação de um motor novo durante a noite. Mesmo com a punição para largar dos boxes, a aposta se provou certeira. “O carro estava vivo hoje e isso é o mais importante”, destacou Mekies. “Provavelmente tínhamos desempenho suficiente para brigar pela vitória, o que é exatamente o que queríamos depois de um sábado apenas mediano.”

Mesmo sem sair de Interlagos com o primeiro lugar, a Red Bull deixou o Brasil satisfeita com o progresso e Max Verstappen entregou, novamente, uma corrida considerada espetacular por fãs e especialistas.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.