F1: McLaren vê risco de repetir rivalidade histórica de 2007 com Norris e Piastri

Zak Brown reconheceu que a disputa pelo título da Fórmula 1 entre Oscar Piastri e Lando Norris pode repetir o cenário da rivalidade interna vivida pela McLaren em 2007, quando Lewis Hamilton e Fernando Alonso perderam o campeonato para Kimi Raikkonen após uma temporada marcada por tensão e incidentes. Atualmente, Piastri e Norris lideram o campeonato de pilotos, separados por apenas nove pontos.

Brown relembrou o cenário de 2007, quando Alonso, bicampeão, chegou à McLaren e enfrentou o estreante Hamilton. A rivalidade atingiu o auge no GP da Hungria, quando o espanhol foi acusado de segurar o companheiro nos boxes durante a classificação. O clima interno contribuiu para que ambos perdessem o título para Raikkonen por um ponto.

(L to R): Race winner Lando Norris (GBR) McLaren celebrates with second placed team mate Oscar Piastri (AUS) McLaren in parc ferme.
Foto: XPB Images

Temos nosso sistema de crenças e seguimos nele. Estamos confortáveis com a nossa forma de correr. Também sabemos que nem sempre acertamos. Sempre fomos e sempre seremos uma equipe de dois carros”, afirmou Brown. “Reconhecemos que isso pode ter como consequência algo como 2007: dois pilotos empatados e perdendo para o Kimi por um ponto. Poderíamos ter vencido aquele campeonato, mas quem você escolhe? E aí corre o risco de o que não for escolhido ir embora.”

“Nossos pilotos são tratados de forma igual e justa”, afirmou o CEO. “Não há nada no contrato deles que dê prioridade a um sobre o outro, nem eles pediram isso. Só querem tratamento justo e igualitário. Sabemos que isso beneficia a equipe. Eles aceitam isso, estão tranquilos com isso, e sabemos o risco que corremos, digamos assim, do ponto de vista dos pilotos, que é 2007. Mas acho que o lado ruim de favorecer um é que o outro vai querer ir embora, exatamente como aconteceu no fim de 2007. E você ainda coloca em risco o título de Construtores.”

Sobre a relação entre seus dois pilotos, Brown garantiu que não vê risco de uma escalada mais intensa na disputa. “Não acho que eles vão brigar de verdade, por causa da comunicação, confiança e respeito que temos, e que eles têm um pelo outro. Temos a sorte de ter duas personalidades como as deles. Gostamos do desafio e estou ansioso para vê-los disputando na pista.”

Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 and team mate Oscar Piastri (AUS) McLaren MCL39 battle for the lead of the race.
Foto: XPB Images

“Já perguntei a ambos separadamente: ‘Seu companheiro já fez algo para te irritar?’ E ambos disseram que nunca. Sabemos que eles vão voltar a se tocar na pista em algum momento, e estou confiante de que não será de propósito — e é aí que surgem os problemas. Eles vão ter incidentes de corrida durante o tempo que estiverem aqui. Não temos medo disso. Se percebermos qualquer sinal, vamos cortar pela raiz. Mas, até agora, não vimos nada disso”, afirmou ele.

Norris e Piastri tiveram alguns momentos tensos em pista, como no GP do Canadá, quando Norris fez uma tentativa arriscada de ultrapassagem e acabou impedindo as chances da equipe de obter um pódio. Mesmo com essas situações pontuais, as chances de os dois pilotos perderem o campeonato para Max Verstappen, terceiro colocado, é pequena, já que o tetracampeão da Red Bull soma 97 pontos de desvantagem para Piastri.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.