Inspirando-se no design da RB19 da Red Bull, a McLaren admitiu que sua atualização transformadora para o MCL60 permitiu que eles encontrassem mais ganhos de desempenho. A McLaren trouxe a primeira fase de seu upgrade na Áustria e, em Silverstone, trouxe mais peças para ambos os carros, marcando seu primeiro grande aprimoramento de desempenho em 2023.
No GP britânico, o piloto da Red Bull, Max Verstappen, saiu vitorioso, enquanto os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, conquistaram seus melhores resultados da temporada em segundo e quarto lugares, respectivamente.
“O bom é que todo o departamento aerodinâmico, e em geral os engenheiros da McLaren, aceleraram esse desenvolvimento”, explicou o chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella. “E agora estamos encontrando direções e desempenho mais rapidamente do que estávamos em condições de fazer antes.”
Stella também frisou que a chave para adotar ideias de design comprovadas de outros times não está na cópia, mas no entendimento de como funciona e como pode ser aplicado ao design existente.
“Tomar inspiração ou até mesmo olhar uma foto não significa que você copia a geometria, você a instala em suas corridas de CFD – na simulação de computador ou no túnel de vento – e o carro se acende em termos de downforce”, disse Stella. “Normalmente o que acontece é que [o downforce] diminui porque seu carro já está otimizado com o que você fez até aquele ponto.”
Para a McLaren, a figura-chave no desenvolvimento de suas últimas atualizações tem um passado na Red Bull – o aerodinamicista Peter Prodromou. Ele, que deixou a McLaren junto com o designer estrela Adrian Newey em 2006, retornou à equipe no final de 2014.
“Eu gostaria de mencionar um nome aqui, Peter Prodromou, ele está liderando o desenvolvimento aerodinâmico na McLaren e está fazendo um trabalho excepcional em termos de estabelecer a direção conceitual, mas também em ter organizado e inspirado todo o grupo dinâmico”, elogiou Stella.
No entanto, apesar dos avanços, Stella admitiu que a McLaren ainda tem um longo caminho a percorrer para igualar o desempenho dominante que a Red Bull apresentou desde a introdução das atuais regulamentações técnicas.
O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, reconheceu a similaridade dos conceitos após uma inspeção visual dos carros McLaren. “É um conceito muito similar”, disse ele. “É lisonjeiro, não é?” concluiu Horner.
