A McLaren começou o final de semana do GP da Holanda de Fórmula 1 em Zandvoort, com sinais claros de competitividade. Lando Norris liderou as duas sessões de treinos livres, enquanto Oscar Piastri confirmou a boa fase da equipe ao fechar a sexta-feira entre os três primeiros.
Norris registrou 1m10s278 na primeira sessão, à frente de todos, e voltou a comandar a tabela na parte da tarde com 1m09s890. O britânico destacou o prazer de pilotar no circuito holandês e reconheceu a competitividade dos concorrentes: “Foi bom estar de volta ao carro. É uma pista em que você imediatamente sente o que um Fórmula 1 pode fazer. Tivemos condições um pouco mais complicadas, mas foi um bom começo de final de semana. A concorrência está próxima, mais do que gostaríamos, então veremos o que podemos fazer durante a noite para tentar encontrar mais desempenho”, disse ele.
Piastri também demonstrou consistência, terminando em segundo no TL1 e em terceiro no TL2, a menos de um décimo do companheiro de equipe. O australiano destacou a evolução ao longo do dia: “Foi um bom primeiro dia. É sempre bom retornar ao carro, e tudo correu bem. O clima deixou as coisas um pouco mais agitadas, mas conseguimos fazer alguns avanços e encontramos mais ritmo. Acho que estamos em uma boa posição para amanhã”, acrescentou.

O chefe da equipe Andrea Stella, elogiou o trabalho realizado e reforçou a necessidade de continuar ajustando detalhes para a sessão de classificação: “É bom ver os carros de volta em Zandvoort após as férias. No geral, foi um dia produtivo, com bastante coleta de dados apesar das interrupções em ambas as sessões. Várias equipes parecem competitivas neste fim de semana, então vamos trabalhar duro durante a noite para otimizar o carro e dar aos dois pilotos a melhor chance de disputar a pole position”, encerrou o chefe da equipe.
Com o desempenho consistente da dupla e a confiança do time, a McLaren inicia o fim de semana em posição de destaque, mirando a briga direta pela primeira fila no sábado.
