F1: McLaren mantém segredo sobre conversas internas para evitar ser “alvo fácil”

Durante a coletiva de imprensa do GP do Azerbaijão, em Baku, nesta quinta-feira (18), Oscar Piastri demonstrou preocupação com a possibilidade de que a McLaren se torne um “alvo fácil” caso venham à tona as conversas estratégicas mantidas entre ele e seu companheiro de equipe, Lando Norris.

O líder do campeonato confirmou que aconteceram discussões internas após o polêmico desfecho no GP da Itália, em Monza, quando a equipe interferiu diretamente no resultado da corrida ao pedir para Piastri devolver a segunda posição a Norris após um erro no pit stop do britânico. Apesar de questionar a decisão, o australiano obedeceu à ordem.

A decisão reforçou a filosofia adotada pela McLaren de priorizar os pontos da equipe, com foco no título de construtores. Mas, o time de Zak Brown pode confirmar o bicampeonato no próximo domingo. Para isso, a equipe precisa marcar nove pontos a mais que a Ferrari, e não pode ser superada por mais de 12 pontos pela Mercedes e 33 pela Red Bull.

Oscar Piastri (AUS) McLaren celebrates his pole position in qualifying parc ferme.
Foto: XPB Images

Questionado se a interferência da equipe poderia diminuir após a confirmação do título, Piastri foi cauteloso: “Não necessariamente por causa do campeonato de construtores,” respondeu. “Mas acho que, novamente, tivemos muitas discussões sobre como queremos correr, e muito disso deve permanecer entre nós.”

“Porque, no final das contas, se divulgarmos essas informações, nos tornamos alvos muito fáceis, pois todos saberão o que vamos fazer. Então, estamos todos muito alinhados sobre isso, mas isso fica dentro de casa”, reforçou o australiano, que lidera a tabela de pontos com 31 de vantagem para Norris.

“Acho que [a disputa deste ano está] muito diferente,” comparou o piloto ao falar sobre a temporada atual em relação a 2024.
“A temporada passada foi decidida na última corrida, que também foi muito movimentada. Então, este ano, claramente, o carro deu um salto. A equipe tem performado muito bem.”

“Portanto, há muito mais uma sensação de inevitabilidade este ano, o que é uma posição incrível para se estar. É um testemunho de todo o trabalho duro de todos na equipe e eu sou o sortudo que acaba guiando o carro. Então, sim, testemunho do trabalho duro de todos e muito, muito orgulhoso de todos”, elogiou o piloto.

O F1Mania.net acompanha o GP do Azerbaijão em tempo real.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.