Jacques Villeneuve, ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 1997, não tem medo de expressar suas opiniões sobre a atual era da categoria e fez duras críticas ao grid atual. Em uma entrevista para o RacingNews365, o canadense afirmou que Max Verstappen, frequentemente considerado um talento excepcional, não é mais impressionante do que os grandes pilotos do passado. Na visão de Villeneuve, a razão para essa percepção está na falta de profundidade no atual grid de pilotos.
“Olhando para o passado, um piloto mediano ficava a dois segundos do líder, devido ao modo como os carros eram. Hoje, um piloto mediano fica meio segundo atrás. Isso é aceitável, mas a diferença antes era bem maior”, afirmou Villeneuve.
Ele também apontou que a estabilidade dos carros atuais contribui para um tipo diferente de corrida e, consequentemente, um tipo diferente de piloto: “Os carros de hoje são mais estáveis, e os pilotos precisam gerenciar os pneus e outros elementos, o que os obriga a andar em um ritmo mais lento durante as corridas.”

Villeneuve também comparou Verstappen com as estrelas do passado, como Ayrton Senna e Alain Prost: “Na época deles, você tinha cinco pilotos como Max Verstappen todo ano. Agora, você tem apenas o Max. Então, o campo de jogo mudou completamente”, acrescentou.
Embora reconheça o talento de Verstappen, Villeneuve acredita que ele se destaca atualmente porque é o único piloto em um nível mais elevado na F1: “Max não é melhor do que os grandes pilotos do passado. Ele é o único agora, por isso se destaca. Ele é um verdadeiro ‘racer’, e não há muitos como ele hoje em dia”, completou o canadense.
