Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, reconheceu que as chances da Red Bull na luta pelo título da Fórmula 1 em 2025 chegaram ao fim, após o abandono de Max Verstappen no GP da Áustria. O holandês foi eliminado ainda na primeira volta, após ser atingido pela Mercedes de Kimi Antonelli na curva 3, em um incidente que Marko classificou como ‘um dia negro’.
“A diferença agora é praticamente impossível de recuperar”, afirmou Marko à Sky. “Se nada fora do comum acontecer, temos que assumir que o campeonato acabou.”
Essa colisão com Antonelli encerrou uma impressionante sequência de resultados de Verstappen, que vinha pontuando regularmente desde o GP da Arábia Saudita. O abandono em Spielberg o deixa agora 46 pontos atrás de Lando Norris e 61 de Oscar Piastri na classificação de pilotos.

Segundo Marko, Verstappen teve um bom início de corrida e optou por um traçado externo na curva 3 para evitar riscos, mas foi surpreendido pelo erro de Antonelli: “Kimi veio do nada e nos acertou em cheio com as rodas travadas. A análise mostra que poderíamos ter brigado por um pódio. A Mercedes não estava rápida e a Ferrari também não impressionou. Só a McLaren estava fora de alcance”, acrescentou.
Mesmo tendo largado da sétima posição após ser atrapalhado por uma bandeira amarela no fim do Q3, Verstappen acreditava em uma recuperação, mas viu suas chances serem encerradas de forma prematura: “Em largadas, sempre existe o risco de alguém cometer um erro atrás de você. Foi o que aconteceu hoje”, finalizou Marko.
