A Red Bull Racing encerrou a sexta-feira no Bahrein em alerta. Após as duas sessões de treinos livres, o consultor da equipe, Helmut Marko, admitiu que o time enfrentou sérios problemas com o aquecimento excessivo dos pneus, o que comprometeu o desempenho de Max Verstappen e deixou dúvidas sobre o potencial do carro para o restante do final de semana do GP do Bahrein de Fórmula 1.
“Estamos muito lentos e os pneus esquentam demais”, afirmou Marko para a imprensa após o segundo treino livre. Segundo ele, mesmo que a Red Bull costume rodar com modos de motor mais conservadores às sextas-feiras, isso não foi um fator determinante dessa vez. “A principal questão é a temperatura dos pneus, que não conseguimos controlar. Quando aquece demais, o carro começa a deslizar, e isso piora ainda mais a situação.”
Apesar de um momento pontual de melhora, o cenário não foi animador. “Curiosamente, em certo ponto o pneu se recuperou, e conseguimos virar tempos parecidos com os do Lando (Norris da McLaren), mas isso só durou três voltas em um stint de quinze”, afirmou.
Marko também reconheceu que a equipe ainda não compreende totalmente a causa desses problemas. “Se soubéssemos, já teríamos mudado. Estamos ajustando coisas como fizemos no Japão e esperamos encontrar uma combinação de acertos que nos torne competitivos amanhã”, acrescentou.
Na visão do consultor, o traçado do Bahrein não favorece o RB21, e as altas temperaturas intensificam o desgaste dos pneus, fator que acaba destacando carros que cuidam melhor dos compostos, como a McLaren. James Allison, da Mercedes, chegou a apontar uma diferença de três décimos para a equipe de Woking, mas Marko foi direto: “Infelizmente, é mais do que isso. E vale também para os stints longos”, finalizou o austríaco.
Com isso, a Red Bull Racing encara um desafio adicional para ajustar o carro e tentar recuperar o desempenho até a sessão de classificação no sábado e corrida no domingo, com Verstappen longe do ritmo ideal nesta primeira parte do final de semana.
O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.
