Charles Leclerc continua confiante de que a Ferrari poderá fornecer a ele um carro competitivo para a disputa do título do próximo ano, mesmo com os desafios enfrentados pela equipe nesta temporada. O monegasco reconhece que a equipe ainda não alcançou o nível desejado, mas acredita no projeto a longo prazo.
Apesar de a Ferrari ter se recuperado e se consolidado como vice-líder do campeonato de construtores, a escuderia italiana ainda está 299 pontos atrás da McLaren. Problemas com o SF-25 e a regularidade da equipe de Lando Norris e Oscar Piastri frustraram os planos da equipe italiana. No entanto, Leclerc vê no novo regulamento de 2026 uma oportunidade para a Ferrari voltar ao topo.
Em entrevista coletiva, Leclerc destacou a confiança no trabalho da equipe sob o comando de Fred Vasseur. “Fred definitivamente faz parte disso, mas o mais importante é ver como a equipe está trabalhando. Tenho certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou. “O próximo ano será um grande ponto de virada, pois será uma nova era dos carros. Quando você começa uma nova era, se não começa bem, fica mais difícil recuperar, porque as outras equipes também estão evoluindo. Fechar a lacuna é muito difícil. Teremos que começar bem e depois veremos.”

Leclerc também comentou sobre as atualizações do SF-25, que trouxeram melhorias após um início de temporada complicado: “No começo do ano, era extremamente difícil. Tínhamos que ajustar o carro de maneiras muito extremas, e isso nos fazia cometer mais erros. Agora estamos em uma janela mais razoável, o que nos ajuda a extrair o máximo do carro. É bom ver os resultados”, avaliou.
Apesar dos problemas da equipe, Leclerc tem sido um dos destaques da temporada, conquistando os cinco pódios da Ferrari e superando o companheiro Lewis Hamilton em praticamente todas as corridas. “Em termos do meu próprio desempenho, estou muito feliz com a forma como tenho atuado. O melhor momento como piloto? Não, porque eu quero vencer. Mas, no que diz respeito ao meu desempenho, estou realmente satisfeito”, disse.
“Você sempre quer melhorar e, obviamente, como em Silverstone, por exemplo, foi um fim de semana muito ruim da minha parte. Esses fins de semana você quer ter o mínimo possível em uma temporada. Fora isso, estou muito satisfeito.”
Com os olhos voltados para 2026, Leclerc reafirmou seu compromisso: “Por enquanto, estou totalmente dedicado a tentar fazer a Ferrari ser grande novamente e vencer corridas outra vez.”
