F1: Leclerc admite falta de competitividade da Ferrari após Sprint na Bélgica

A Fórmula 1 realizou neste sábado (26) a Sprint do GP da Bélgica 2025 em Spa-Francorchamps, e Charles Leclerc terminou na quarta posição, após perder a disputa direta por um lugar no pódio para Lando Norris. O monegasco chegou a superar o piloto da McLaren logo na primeira volta, mas não conseguiu manter o ritmo e foi ultrapassado novamente.

Apesar da atualização levada pela Ferrari para este fim de semana, que incluiu uma nova suspensão traseira no SF-25, o desempenho do time italiano ficou abaixo do esperado. Leclerc largou da quarta posição, mas a diferença para o pole Oscar Piastri já indicava o desafio que teria: 0s7 de desvantagem em uma volta. Na corrida curta, mesmo em um circuito favorável a disputas, o carro vermelho não apresentou velocidade suficiente para acompanhar os rivais.

Logo após a bandeira quadriculada, Leclerc reconheceu que a equipe tem muito trabalho pela frente e afirmou que, no momento, o carro está próximo do seu limite de desempenho. “Com certeza há algum aprendizado a ser tirado de uma corrida como esta, no entanto, não parece que estamos muito longe do potencial máximo da SF-25”, declarou o piloto em entrevista à Sky Sports.

O monegasco ainda destacou que a falta de resultados não está relacionada a erros de configuração ou de estratégia, mas sim à falta de competitividade do conjunto atual. “Não sinto que estamos fazendo alguma coisa errada com o acerto do carro ou algo assim”, afirmou.

Charles Leclerc (MON) Ferrari SF-25.
Foto: XPB Images

Com franqueza, Leclerc disse que não há perspectivas animadoras para a equipe conseguir competir de igual para igual com McLaren e Red Bull. “Não acho que haja nada no carro que nos dê esperança de brigar com a Red Bull ou a McLaren, infelizmente”, completou o piloto do carro #16.

A Ferrari vive uma temporada 2025 sem vitórias e vê McLaren e Red Bull dominando as disputas pelas primeiras posições. O fim de semana em Spa reforçou a dificuldade da equipe italiana em acompanhar o ritmo das rivais mesmo com atualizações significativas.

Lewis Hamilton também teve um sábado para esquecer. O companheiro de equipe de Leclerc rodou sozinho na primeira parte da Qualificação Sprint, danificando o carro e ficando de fora das fases seguintes. No fim, terminou apenas em 15º lugar na Sprint, sem conseguir mostrar velocidade para se recuperar.

Com o resultado da Sprint, a Ferrari somou pontos importantes com Leclerc, mas segue longe da briga pela vitória. A corrida principal do GP da Bélgica acontece neste domingo, às 10h (horário de Brasília), e pode ter chuva, o que poderia embaralhar as estratégias. Para os torcedores da Ferrari, a esperança é de que condições adversas possam criar oportunidades inesperadas para a equipe tentar um resultado melhor.

O desafio agora será converter as análises do desempenho em ajustes rápidos para buscar um ritmo mais competitivo na corrida principal, algo que o próprio Leclerc admite ser bastante difícil diante do atual cenário da Fórmula 1 em 2025.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.